Heraldo Almeida

Mangueira homenageia Cartola, Jamelão e Delegado


A Estação Primeira de Mangueira premiou o quarteto de compositores, Moacyr Luz, Pedro Terra, Bruno Souza e Leandro Almeida, como o campeão da disputa de samba-enredo para o Carnaval de 2022. A Verde e Rosa levará para a Avenida o enredo “Angenor, José e Laurindo” (Cartola, Jamelão, Delegado), de autoria do carnavalesco Leandro Vieira. A escola será a segunda a desfilar no domingo de carnaval.

 

“O motivo de participar, além da Mangueira, foi o enredo que emociona. Referências do samba. Cartola, eu tenho uma paixão enorme. Jamelão, um cantor maravilhoso. Delegado está na história do samba. Tudo isso contagiou para fazer um samba mais emocionado, mais lírico, para mexer com todos os corações. Gosto do samba todo, mas o refrão principal mexe comigo. A gente que é compositor sempre se emociona”, disse o compositor Moacyr Luz.

 

“A sensação é muito boa de voltar. Após quase dois anos sem poder cantar os sambas da Mangueira. Claro que queria estar na quadra, com o povo, mas brevemente isso será possível. Como sambista é uma coisa nova, sempre no primeiro momento a gente se assusta, mas acho uma ótima iniciativa. Já deveria ter acontecido antes, mas nunca é tarde. Perdemos a energia e o clamor do compositor na quadra, todo mundo nervoso, é diferente, mas é o novo normal. Espero que ano que vem as coisas voltem com o povo na quadra. Acredito e tenho que acreditar que teremos carnaval. Tenho fé em Deus e nos nossos orixás. Muita gente vai saber como nasce um samba campeão”. (www.carnavalesco.com.br).

 

***************************************************************

Quando a terra pediu socorro
Eu estava no morro batendo tambor
E a levada do Marabaixo
Armou o meu braço a seu favor

Binho/Zé Miguel

***************************************************************

 

Entrevista

Nesta quarta (29) o programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), às 16h, vai entrevistar o secretário da Seinf, Alcir Matos. Na pauta, a reforma do sambódromo e Cidade do Samba. Sintonize.

 

Inauguração

Dia 9 de outubro será inaugurado o ‘Cantinho da Nega’, na Rodovia do Curiaú (passando a maloca da Tia Chiquinha), às 19h.

Atrações artistas confirmadas: Laura do Marabaixo; Paulinho Bastos; Adelson Preto; Jéssica Wuany; Joãozinho Gomes; Brenda Melo e Alan Gomes; Enrico Di Miceli; Val Milhomem; Amadeu Cavalcante; Grupo de Marabaixo Manoel Felipe.

 

Tambores

Centro de Cultura Negra está preparado para o Encontro dos Tambores, em novembro. Totalmente reformado, o local já iniciou os preparativos para a realização da festa.

 

Garantia

O secretário da Secult, Evandro Milhomem, em entrevista ao programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), na segunda 27, garantiu apoio para a realização do Festival de Samba de Enredo, Musa do Carnaval e gravação, em estúdio, dos sambas das 10 escolas.

 

Festival

Império do Povo vai realizar o seu Festival de Samba de Enredo para o carnaval 2022, dia 2 de outubro, às 18h, na quadra da escola Barroso Tostes, em Santana.

A direção da agremiação informa que o evento é somente para as pessoas vacinadas contra a Covid-19. Informações: 97400-6890.

 

‘Jardim Infame’

Título de uma bela música de Val Milhomem e Amadeu Cavalcante, gravada por Amadeu. “Um beija flor voou deixando eu meu jardim uma açucena chorosa, que era viçosa e hoje é fim…”.

 

Amapá Jazz

O produtor e criador do Amapá Jazz Festival, Finéias Nelluty, avisa que a 13ª edição do Festival está agendada para acontecer nos dias 22 e 23 de outubro. Aguardem as informações da programação com as atrações.