Heraldo Almeida

Maracatu da Favela é habilitado no Edital Circula Amapá


Os tambores da resistência favelense ecoaram forte e positivamente com o resultado da habilitação de Maracatu da Favela no Edital Circula Amapá, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O resultado foi divulgado na noite de quinta-feira (6), no site da secretaria, tendo a verde e rosa do carnaval amapaense como única agremiação carnavalesca a ser contemplada. Fato inédito entre as escolas de samba do Amapá.

O projeto ‘Resistência é Favelar’, representado pela Duas Telas Produções, está entre os primeiros da linha de cultura popular e irá contemplar diversos segmentos culturais. ‘Resistência é Favelar’ é o enredo de Maracatu da Favela para o carnaval de 2021, sendo apresentado pela direção de arte da agremiação e aprovado pela diretoria.

Além de englobar a arte carnavalesca do enredo, o projeto também busca resgatar a herança popular guardada na memória e no coração daqueles que um dia viveram em um espaço territorial chamado favela.

A execução do projeto terá palestras, rodas de conversa, oficina de percussão de marabaixo e bateria da escola de samba, oficina de dança e apresentações culturais, sendo todos voltados para o resgate e valorização da cultura favelense.

Para o presidente Luiz Mota (Geléia) “esse projeto visa levar à sociedade amapaense uma discussão sobre o espaço territorial conhecido carinhosamente por Favela. Um lugar de pertencimento que ficou guardado na memória de seu povo, e que apesar de não se configurar como um bairro da cidade de Macapá, algumas instituições culturais carregam em seus nomes o termo ‘favela’, não deixando que esse espaço caia no esquecimento. Essa é mais uma atividade de Maracatu da Favela e ainda teremos muitas novidades para nossa comunidade”, finalizou. A execução do projeto será a partir de 2021 e a direção de arte da escola já trabalha no cronograma de atividades para o evento. (Cláudio Rogério).

 

TRADIÇÃO: É a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento. Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.

 

***************************************

Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançamos sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais

Caetano Veloso

***************************************

 

 

  • Empossados

Governador Waldez deu posse, na quinta (06), aos sete novos conselheiros de cultura do Estado. Evento ocorreu no Setentrião. São eles: Carlos Eduardo (Audiovisual), Elias dos Santos (Bandas Marciais), José Figueiredo – Savino (Bloco A Banda), Fábio dos Santos (Indígena), Fábio Sacaca (Marabaixo), Michel Nascimento (Capoeira) e Arnaldo Leão – suplente (Gospel). Na sexta (7) eles também tomaram assento no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC).

 

  • Bailão

É neste sábado (08) a live do ‘Bailão do Paizão’. Show vai reunir os cantores Ivo Cannuty, Clay Sam e Batan. Transmissão será no YouTube, no canal de Ivo. Se inscreva e assista. Vai ser show.

 

  • ‘Tom nas Escolas’

O Instituto Antônio Carlos Jobim (RJ) disponibiliza acervo do compositor com imagens, fotos e manuscritos nas mídias digitais.
A instituição lança, neste mês, o projeto ‘Tom Nas Escolas’, com uma orquestra virtual beneficiando cerca de 600 mil alunos da rede pública carioca de ensino.

 

  • Comemoração

Consagrado sambista brasileiro, Dudu Nobre se encontra com Jorge Aragão para celebrar o Dia dos Pais. Claro, com grande roda de samba. Encontro ocorre a partir das 19h deste sábado (08)  em live transmitida pela TV por assinatura Music Box Brasil e pelo canal de Dudu Nobre, no YouTube.

 

  • Urubu Mestre

Poeta Joãozinho Gomes e o compositor Eudes Fraga assinam a bela obra musical ‘Urubu Mestre do Voo’, gravada por vários artistas.
“Perdoa a mão que te apedreja, perdoa quem não te perdoa. Perdoa a pedra que te alveja, perdoa o preconceito e voa…”.

 

  • Em casa

Neste sábado (08) tem show do cantor e compositor Naldo Maranhão no projeto ‘Ao Vivo Lá Em Casa’, às 20h, através de live na página da Secult, no Facebook.

 

  • Repercussão

Nova música do grupo de samba Gente de Casa, chamada ‘Joia Preferida’, lançada no programa O Canto da Amazônia (Diário 90,9FM), já está comentada nas redes sociais. Obrigado,pela audiência.