Heraldo Almeida

Mudanças nos critérios de julgamento para o carnaval 2022


Diretores de Carnaval das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial, tiveram total liberdade para fazerem considerações sobre os critérios de julgamento que vêm sendo adotados nos últimos desfiles e deixaram sugestões de alterações no Regulamento.

 

Ao final do encontro, realizado na noite de quarta-feira, 13/10, na Cidade do Samba, o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, e o Coordenador de Julgadores, Júlio César Guimarães, consideraram o debate bastante proveitoso. Críticas e sugestões foram registradas e farão parte de um relatório que, ao final do Ciclo de Debates, será submetido à plenária da Liga.

 

“A plenária será soberana para analisar todas as questões e, se considerar pertinente, promover mudanças no Regulamento e no Manual de Julgadores. As mudanças aprovadas já serão postas em prática no Carnaval de 2022”- explicou Perlingeiro, que elogiou o ato nível do encontro – o segundo do Ciclo. O primeiro reuniu os carnavalescos, no mesmo auditório, no dia 22 de setembro. Júlio César Guimarães, que retorna ao cargo 12 anos depois, e o Diretor de Carnaval, Elmo José dos Santos, também ficaram bastante satisfeitos com os debates.

 

Além das sugestões apresentadas verbalmente, os diretores de Carnaval receberam exemplares do Manual de Julgadores utilizado no último Carnaval (2020), para estudarem quesito por quesito e, posteriormente, encaminharem sugestões por escrito.

 

A reunião foi fechada, sem cobertura jornalística, como também serão as outras três do Ciclo de Debates – razão que impede o presidente de comentar os assuntos discutidos no encontro. Os representantes da Imprensa também terão a oportunidade de emitir opiniões e dar a sua colaboração.

 

O Ciclo de Debates Para Critérios de Julgamento dos Desfiles do Grupo Especial prosseguirá na próxima quarta-feira, 20/10, com a participação dos julgadores que atuaram nos desfies do Carnaval 2020. (liesa.com.br).

 

***************************************************

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa

Tom Jobim/Vinícius de Moraes

***************************************************

 

Agenda aí

Dia 22 de outubro tem show de Zé Miguel e Osmar Júnior, no Rancho Espora de Ouro, com participações especiais de Laura do Marabaixo e Albe Matos.

Na Rodovia Salvador Diniz, em frente ao antigo Pesque e Pague – Fazendinha, a partir das 20h. Informações: 98121-6999.

 

Reeleito

Marcelo Zona Sul é reconduzido ao cargo de presidente de Piratas da Batucada, em eleição realizada no início da semana. Parabéns e boa sorte.

 

Estilizados

Programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9) está pré-lançando os sambas (demo) das escolas de samba do Amapá. Império da Zona Norte, Império Solidariedade e Império do Povo já foram tocados. Nesta sexta (15) é a vez de ouvir Piratas Estilizados. No ar das 16h às 17h30.

 

‘Corpo Fechado’

Título da nova música do cantor e compositor, Nonato Santos, conhecido como ‘O Cantador da Amazônia. A canção faz parte do novo disco do artista.

 

Tambores

UNA vai realizar 18 dias de programação do tradicional Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra do Amapá – Laguinho. O evento inicia no dia 16 de novembro.

‘Amor Negro’

Título da música de Enrico Di Miceli, gravada por Edilson Moreno em seu primeiro disco, em 1992. O tema é uma homenagem ao centenário da Abolição da Escravatura.

 

Edital

E o Edital 001/21 da Fumcult, alguém tem informações? Vamos indagar do novo diretor-presidente da Fundação, Olavo Almeida, sobre o assunto.