Heraldo Almeida

O “Arraial do Quero Mais”


 

Os cantores e compositores, Osmar Júnior e Rambolde Campos, criaram, na década de 1990, em Macapá (AP), um projeto musical batizado de “Arraial do Quero Mais”, com o objetivo de estimular o movimento das quadrilhas juninas em todo o estado que, à época, estava se organizando, se multiplicando e se proliferando nos bairros da cidade.

Como no Brasil existem diferentes estilos e uma diversidade cultural de segmentos, este projeto se propôs a criar uma trilha sonora que incentivasse o movimento “quadrilheiro”, sem ferir nossas raízes, e dessa forma, respeitando e valorizando as temáticas dos grupos, mas propondo ao segmento a inclusão de nossa cultura regional, agregando seus valores e ritmos nas letras das músicas. E isso foi aceito e aprovado pelo segmento junino.

O projeto ”Arraial do Quero Mais”, se transformou em um álbum com um CD contendo canções de composições autorais dos dois artistas, Osmar Júnior e Rambolde Campos. O disco tornou-se uma antologia consolidada e com as músicas bastante utilizadas pelos grupos, nos festivais juninos e muito tocadas pelas emissoras de rádios de Macapá.

Desde que esse projeto foi lançado, seus idealizadores realizaram shows em várias cidades do estado, principalmente na época das festas de São João. Em Macapá, onde tem a maior concentração de quadrilhas juninas, Osmar Júnior e Rambolde Campos, percorreram os bairros, levando à toda população, além do entretenimento, a valorização da cultura nordestina em permanente interação com a cultura da região norte, sobretudo do Amapá.

 

 

*************************

Basta o céu, o sol
O rio e o mar
E um pirão de açaí
Com tamuatá

Zé Miguel

*************************

 

 

Novinho

Escola Cândido Portinari, há anos em reforma, em breve será reinaugurada com prédio “novinho da Silva”. Na esquina da Rua Cândido Mendes com a Av. Raimundo Álvares da Costa – Centro.

 

Samba

Projeto Circuito Roda de Samba, acontece mensalmente em lugares diferentes, com vários convidados. A realização é do grupo de samba Fina Batucada.

 

Galeria

Dia 8 de maio a Galeria de Arte Samaúma vai reabrir com vasta programação com participação de vários segmentos.

No Complexo Marlindo Serrano – Araxá. A coordenação é do artista plástico Vagner Ribeiro.

 

Silêncio

Dirigentes das escolas de samba do Amapá, ainda em silêncio com relação ao carnaval 2025. Já no quarto mês do ano e nada de anunciarem seus enredos para o próximo desfile.

 

‘Coração Sonhador’

Amadeu Cavalcante preparando o lançamento de seu novo disco, Coração Sonhador, que também é o nome de uma música dele em parceria com o poeta, Wilson Cardoso.

 

Valorização

A valorização da arte e da cultura é fundamental para a construção da sociedade e para fomentar o desenvolvimento econômico. Valorizar o artista e sua arte é valorizar a própria história, a própria vida.

 

Poder da Criação

Não, ninguém faz samba só porque prefere, coisas nenhum no mundo interfere sobre o poder da criação (Paulo Cézar Pinheiro e João Nogueira).

 

 

****************************************************************************************************