Heraldo Almeida

O sabor da música tucuju


São muitos os estilos e sabores das composições musicais, produzidas no Amapá, que retratam em seus sons e ritmos o que de mais belo existe nesse estado ao norte do Brasil. Bem na fronteira com a Guiana Francesa e às margens do maior rio do mundo, o Amazonas. Mas a temática é a mesma. as coisas do Amapá. A linguagem da musicalidade tucuju, nas letras e melodias, são características verdadeiras de quem vive em um lugar com riquezas regionais espetaculares e verdadeiras, no meio da floresta amazônica e com uma matéria prima abundante e satisfatória.
O sabor das canções que cantam as coisas existentes no Amapá é degustado e aprovado pelos maiores e mais exigentes críticos da música brasileira, que já ouviram a beleza do cancioneiro tucuju. Produtores, músicos, compositores letristas, cantores e diretores brasileiros (de bom gosto), já provaram desse tempero musical regional, de um povo privilegiado que tem o seu lugar destacado em belas canções.
Os rios, povo, costumes, tradição, cultura, floresta e lugares existentes no Amapá são exaltados com sensibilidade por quem olha para cada peculiaridade e vê o que há de mais valor na alma e no coração do povo que mora nesse caldeirão cultural. Cada uma das pessoas é parte fundamental desse belo e natural cenário cultural amazônico.
Temperar as canções amapaenses com boa letra, melodia, ritmo forte, poesia, ouvir os sons das caixas de mar-a-baixo, batucar os tambores de um lugar e de um povo, é privilégio de poucos que conseguem provar do sabor do cancioneiro tucuju. Pra completar o cardápio, uma boa pitada da voz dos cantadores que fazem ecoar pelo mundo o som que o Amapá produz.

 

********************

 

CARAVANA: uma caravana é um comboio de mercadores, viajantes, peregrinos, torcedores ou qualquer tipo de pessoa, que agrupam-se para percorrer grandes distâncias, muitas vezes por motivo de segurança. Nos desertos, como o do Saara, são movidas por camelos ou dromedários.

 

********************

 

Sim, eu tenho a cara do Saci
O sabor do tucumã
Tenho as asas do Curió
E namoro cunhantã

Nilson Chaves

 

 

********************
‘A Conta’
Título do novo disco do cantor e compositor, Naldo Maranhão, que está sendo gravado com belas músicas de sua autoria e com parceiros. Logo será lançado. Aguardem.

 

‘John Crazy’
Grupo Gente de Casa gravou mais um clássico da música regional no ritmo do samba, ‘John Crazy. A canção é de autoria de Joãozinho Gomes e Amadeu Cavalcante.
O lançamento está agendado para a sexta (25), no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), às 16h.

 

Zankerada
Dia 3 de julho, às 20h, vai rolar a live ‘Zankerada na Baixada’. Um projeto do cantor e compositor, Finéias Nelluty, com transmissão pelas redes sociais da artista (Facebook e Youtube).

 

Audiovisual
Parabenizando os artistas militantes do segmento audiovisual amapaense. Suas conquistas são visíveis e merecem nosso reconhecimento ao avanço do cinema nas terras tucujus. #Nota10.

 

‘Lamento’
Título da obra musical do cantor e compositor, Ozy Rodrigues, em parceria com Dagoberto Paranhos. “Terra lavrada, irrigada e fertilizada, com sangue e suor dos negros que aqui aportaram…”. Bela canção.

 

‘Contos de Anaul’
Título de mais um projeto literário amapaense que em breve será lançado. O livro ‘Contos de Anaul’ vai nos encantar. Aguardando.

 

Exposição fotográfica
Dia 25 (sexta), às 10h, o projeto ‘Memória Cultural do Ciclo do Marabaixo’ (Barracão da Tia Gertrudes) vai realizar uma exposição fotográfica virtual, com material extraído do acervo da Associação Cultural Berço das Tradições amapaenses.
Com transmissão pela página Berço do Marabaixo, no Facebook. O projeto é patrocinado pelo Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.