Heraldo Almeida

Obra de Guimarães Rosa lançada em Audiolivro


As editoras Tocalivros e Global lançam o audiolivro ‘A Hora e Vez de Augusto Matraga’. Um dos clássicos da literatura nacional assinado pelo maior escritor pós-modernista brasileiro, João Guimarães Rosa.

Mitológico, regionalista, singular e inovador, João Guimarães Rosa dispensa apresentações. Sua obra e sua reinvenção conseguiram ultrapassar as fronteiras das palavras que seguem vivas, mesmo depois de tanto tempo no imaginário da narrativa do povo brasileiro. Nas bibliotecas, nas escolas, entre os leitores e agora, também, em ondas sonoras. A iniciativa de transformar as conversas do sertão sem fim em áudios é da Tocalivros, empresa brasileira que faz a magia literária de converter bibliotecas inteiras em megabites.

O conto encerra a obra ‘Sagarana’, publicada em 1965 por Guimarães Rosa. A obra destaca a perfeita síntese do mandonismo local [entre o bem e o mal] em um enredo surpreendente construído pelo escritor e que reflete sobre instintos, costumes, e, claro, os dilemas da vida. Um dos maiores clássicos da literatura brasileira disponível onde e quando quiser, na palma da mão e nos fones de ouvido.

Escritor e diplomata mineiro, Guimarães Rosa morreu de infarto em novembro de 1967, aos 59 anos, no auge da fama. Acabara de entrar para a Academia Brasileira de Letras depois de adiar a posse por quatro anos, justamente com medo de morrer.
O audiolivro ‘A Hora e Vez de Augusto Matraga’, que também conta com a narração de Priscila Scholz, está disponível no aplicativo da Tocalivros, em iOS e Android na Apple Store e no Google Play. Além do site www.tocalivros.com.

 

MÚSICA: É uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

 

***************************************
Meu bem você me dá água na boca
Vestindo fantasias, tirando a roupa
Molhada de suor
De tanto a gente se beijar

Rita Lee

***************************************

 

 

  • Do forno

Jovem cantor amapaense, Dylan Rocha revela ter acabado de sair do forno o 1º disco (CD) da banda de reggae ‘Mano Roots’, sob título ‘Estradas do Mazagão’. O próximo passo é a divulgação do projeto. Parabéns e boa sorte.

 

  • Aldeia

Na sexta (14) tem lançamento do disco ‘Aldeia Tupinambá – Uma Homenagem ao Bumba Meu Boi de Maracanã. Em todas as plataformas de streaming (Music Zabumba Records).

 

  • Serenata

A cantora Sabrina Zahara e o violonista Péterson Assis lançaram um belo projeto que serve de acalanto nesse momento de pandemia. É o ‘Dê Uma Música de Presente Em Uma Linda Serenata OnLine’.
Você escolhe a música, manda o recado e eles gravam em vídeo e lhe enviam. É só entrar em contato com a dupla pelo telefone (96) 98418-7014. Boa sacada.

 

  • Jingles

Compositor e produtor, Finéias Nelluty já está trabalhando com a produção de jingles para a campanha eleitoral 2020. “São mais de 20 anos realizando esse projeto”, disse Neluty. Informações: (96) 99115-1774.

 

  • ‘Bandeira do Samba’

É o nome do primeiro grupo de samba do Amapá, criado na década de 1980, que iniciou a valorização dos sambas e pagodes feitos em casa.
O grupo era formado por Carlos Pirú, Pedro Ramos, Adelson Preto, Bibi, Espiga do Cavaco, Aureliano Neck, Nena Silva, Nonato Soledade, Lincolin Américo e Carlinhos Bababá. As rodas de samba rolavam no Bar do Tio Duca [Laguinho]. #História.

 

  • Costa Norte

Movimento Costa Norte é o nome do projeto musical que revolucionou, valorizou e firmou a identidade da música popular amapaense.
Foi criado na década de 1980 por Osmar Júnior, Zé Miguel, Amadeu Cavalcante e Val Milhomem.

 

  • Diferente

Produtores já afirmam que a música produzida na Amazônia é diferente de todas as existentes no país. Ritmo, som, percussão, letra, temas, linguagem e o tempero regional de toda musicalidade fazem a diferença.