Heraldo Almeida

Sesc promove exposição Tecendo o Futuro


No mês de agosto, participantes da ação Tecendo o Futuro, parte do projeto Entre Artes, realizado pelo Sesc Amapá, expuseram seus trabalhos de intervenção urbana em diversos pontos de Macapá. Os artistas produziram projetos artísticos com o tema “ancestralidade”, em que mostram a relação com suas próprias origens.

 

Quatro artistas foram selecionados pelo projeto Entre Artes e receberam uma capacitação de três dias que estimulou a reflexão sobre o tema das intervenções. Após, eles tiveram de apresentar suas propostas com base nas discussões. Os trabalhos já realizados foram:

 

“Casa de Ponte”, artista Campis – este trabalho de grafite feito em na casa da dona Nega, artesã e mãe da artista e demonstra a força matriarcal da família de Campis, que foi educada por sua mãe e vó na mesma casa, localizada em uma área de ponte de Macapá, no bairro Buritizal. “Palafitas em Conexões”, artista Blender – o projeto de grafite induz a uma reflexão sobre o processo de aterramento das áreas de ressaca de Macapá. Morador do bairro Universidade, Blender traz em seu trabalho suas memórias da arquitetura peculiar das palafitas, retratada no muro de uma casa que encabeça a área de ponte no Tibúrcio, localidade dentro de seu bairro. “Senhora das Plantas”, artista Mayara Teodoro – Mayara realizou sua intervenção na fachada do Casp (Centro de Atividades Sociais da Periferia) que fica no bairro Congós. A proposta de grafite é sobre a família matriarcal amazônida e o hábito de cultivar plantas com capacidade de cura, transmitido de avós para filhas e netas.

 

A ação Tecendo o Futuro é uma continuidade das atividades do Entre Artes, projeto que visa incentivar a produção artística visual no Amapá garantido aos artistas locais a promoção de seus trabalhos. O Entre Artes realiza exposições, mostras e capacitações dentro e fora dos muros do Sesc Amapá. (www.sescamapa.com.br).

 

*********************************************************

Pra dançar Marabaixo
Não é preciso requebrar
Mas há de se ter cuidado
Pra sandália não engatar

Aldo Moreira/Joãozinho Gomes

*********************************************************

 

Os Cabuçus

Dia 31 de agosto, às 20h, tem show de humor e música com ‘Os Cabuçus’, Lurdico e Cidico comemorando 30 anos, e mais Ramon Frazelli, Osmar Júnior, Nivito Guedes, Suellem Braga, Enrico Di Miceli e Zé Miguel. Transmitido pelo canal ‘oscabucus’, no Youtube.

 

Arena

Nova arena de futebol com grama sintética, da Praça Chico Noé, ainda em construção, vai ser batizada com o nome de Paulinho Tupinambá. Prefeitura de Macapá ainda não anunciou o dia da inauguração.

 

Impossível

Presidente do São José, Otaciano Júnior, disse em entrevista ao programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), na quarta (25), que é quase impossível a recuperação da sede do clube, leiloada recentemente por dívidas trabalhistas.

 

Gravando

A cantora amapaense, Mayara Braga, está gravando o seu primeiro disco solo, batizado de Negra da Luz. Parabéns.

 

‘Tristeza de Chuva’

Título de uma bela música do poetinha, Osmar Júnior, gravada pela Banda Negro de Nós. “Até o fogo, a água, o sol e o vento. Toda aventura virá do firmamento…”.

 

Música

Cantor e compositor amapaense, Helder Brandão gravou mais uma música de sua autoria, ‘Para Uma Estrela’. O arranjo é assinado por Beto Oscar, Nitai Santana e Jefri Redig.

 

‘Desbravar a Amazônia’

Título de mais uma poesia da poeta e professora, ‘Negra Áurea’, que destaca a floresta amazônica. “Desbravar a Amazônia. Há muito que descobrir. Dê pra chorar ou sorrir…”.