Heraldo Almeida

Sesc realiza exposição fotográfica


O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto. Para homenagear todos os fotógrafos, o Sesc Amapá está promovendo a exposição, “REFLEXÕES-Cotidianas, Amazônidas, Aleatórias”, do fotógrafo Aog Rocha. São vinte foto-reflexões sobre as mazelas vivenciadas pelo povo nessa região, que vão ficar disponíveis para o público até o dia 17 de setembro, no Sesc Centro (esquina da av: Mendonça Júnior com a Rua Tiradentes).
A exposição apresenta o imaginário poético de Aog Rocha em uma composição fotográfica subdividida em três etapas, aparentemente dissociadas, mas que olhadas em conjunto e com sensibilidade, revelam a mensagem da exposição. As fotografias foram captadas aleatoriamente, na intenção de registrar a cidade, seu povo, seus anseios, e o que revelaram foram mazelas. Uma delas sugere um olhar sobre o papel da arte no cotidiano das classes populares, cumpre o papel foto jornalístico, ao propor reflexões sobre tudo que nos falta: incentivo à cultura, ao esporte, políticas de preservação ao meio ambiente, assistência social e ordenamento territorial.
“REFLEXÕES – Cotidianas, Amazônidas, Aleatórias” no todo, é sobre a ineficiência das políticas públicas, que marginaliza o povo macapaense. A exposição faz parte do projeto Entre Artes, que tem o objetivo de divulgar o trabalho de artistas locais e discutir a produção artística na região.
Aog Rocha – fotógrafo e possui formação em Biomedicina. Sua experiência abrange: Conselheiro de Cultura na cadeira de Artes Visuais no Conselho Municipal de Cultura de Macapá, professor auxiliar de técnicas fotográficas, operador de câmera, já foi instrutor de Artes no Sesc Amapá em 2010, instrutor de oficinas de fotografia Museu Imagem e do Som Macapá – MIS/AP. Também é cinegrafista e designer gráfico. Outras formações em seu vasto currículo são em roteiro e produção de curta metragem, para cinema e vídeo, fotografia para Cinema e vídeo, artística e jornalística, assistência e operação de câmera HD, fotografia contemporânea e marketing político. (www.sescamapa.com.br).

 

 

RUY BARBOSA: Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo. Foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais.

 

Perdoa a mão que te apedreja
Perdoa quem não te perdoa
Perdoa a pedra que te alveja
Perdoa o preconceito e voa
Eudes Fraga/Joãozinho Gomes

 

 

Bom papo
Em entrevista com o cantor Amadeu Cavalcante, nesta quinta (19), no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9) ele destacou que está com o repertório pronto para o novo disco. Gravação em breve.

 

Parabéns
Nesta sexta (20) minha irmã caçula, Marilene Almeida, está completando mais um ano de vida. Deus te abençoe sempre e te dê muita luz. Feliz aniversário.

 

Uma voz
Cantor e compositor paraense, Nilson Chaves vai apresentar o show ‘Uma Voz Amazônica’, na abertura do Festival da Canção de Itacoatiara (AM). O Fecani vai acontecer de 4 a 6 de setembro.

 

Toada
Dia 22 de agosto a Associação de Grupos de Toada do Amapá vai realizar o 1º Festival de Coreografias e Lendas Folclóricas, com a participação de quatro grupos.
O evento vai acontecer no CT do Santos (Rodovia Duca Serra), a partir das 17h. Maiores informações: 96 98403-1030.

 

‘Legal e Ilegal’
Título da música do cantor e compositor paraense, Felipe Cordeiro, que faz parte do repertório amazônico e, também, cita ‘a gengibirra do marabaixo’..

 

Sócio torcedor
Escola de samba Império do Povo, do município de Santana, está em campanha com o projeto ‘Sócio Torcedor’, para fortalecer os torcedores da Verde & Branco. Informações: 98410-1900.

 

‘Setembro Samba’
Para comemorar os 30 anos do ‘Grupo Sambarte’, os sambistas e coordenadores, Carlos Pirú e Nonato Soledade, vão realizar no mês de setembro, o projeto ‘SS Setembro Samba’. Boa ideia.