Paulo Silva

Campanha


Interino Célio Alício

 

Nesta sexta-feira, 10, o Governo do Estado lançará mais uma edição da campanha “É do Amapá, é da Nossa Gente”, para incentivar a comercialização de produtos feitos com matéria-prima local em supermercados, atacadões, mercantis e miniboxes espalhados em 14 dos 16 municípios do estado. A estratégia está alinhada ao Plano de Governo, que estabelece o fortalecimento das atividades econômicas do estado. A iniciativa vai disponibilizar mais de 1 milhão de cupons para o sorteio de 300 vales-compras, cada um no valor de R$ 1 mil, para os consumidores que adquirirem ao menos dois produtos certificados com o Selo Amapá.

 

Fator Amazônico

A expressão Fator Amazônico faz referência aos custos adicionais que governos e empresas precisam dar conta para garantir a realização de operações comerciais, infraestruturas e serviços na região circunscrita à “Amazônia Brasileira”, ou seja, são custos adicionais com os quais necessários para que políticas públicas sejam executadas na região amazônica.

 

Erisipela

Em tempo, a erisipela – chamada de ‘esipra’ nas bandas de cá – é uma infecção que acomete a pele humana, e é causada por uma bactéria (Estreptococo) que causam vermelhidões, dores e inchaço, com febre e até calafrios. A perna é a região onde a infecção é mais frequente, mas o rosto, os braços e outras partes podem ser atingidos. Nomes populares: mal-da-praia, febre-de-santo-antônio, maldita, entre ouros.

 

Série B

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) anunciou o início da primeira edição do Campeonato Amapaense de Futebol Série B para o dia 18 de maio de 2024, Irão participar nove clubes em busca do título e do acesso para a Série A, divisão de elite do futebol profissional local, em 2025. O jogo de abertura colocará frente a frente as equipes do Latitude e do Canário, no Estádio Glicério Marques, a partir de 16h.

 

Ladeira abaixo

A imprensa carioca e a torcida rubro-negro não tem perdoado a diretoria, jogadores e o técnico Tite. A derrota para o Palestino do Chile na terça-feira (7) em Coquimbo pela quarta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, foi a gota d’água. A situação que já era ruim, ficou ainda pior e grande parte da torcida já pede a demissão do “Professor Adenor”. A imprensa carioca tem empregado a expressão “ladeira abaixo” pra caracterizar a fase atual do Flamengo.

 

FBI na ‘parada’

O núcleo bolsonarista está ao mesmo tempo alerta e em pânico depois de tomar conhecimento de que o FBI está associado à Polícia Federal do Brasil na investigação sobre a venda das joias sauditas e a fraude nos cartões de vacina que envolvem o ex-presidente Bolsonaro e seu entorno. Com o FBI na ‘parada’, o qualquer “falta dentro da área”, pode resultar em “pênalti”, leia-se prisão.

 

Goreth

Na terça-feira (7) a deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) obteve na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários da Câmara dos Deputados a aprovação do Requerimento n° 11/2024 de sua autoria, que propõe criação da Subcomissão Especial do Fator Amazônico. A aprovação do referido requerimento irá criar as condições necessárias para o debate e a promoção do Fator Amazônico nas políticas públicas. Composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, a subcomissão viabilizará estudos dos custos adicionais para a implementação de políticas públicas na Amazônia Brasileira, bem como formas para aplicação do Fator Amazônico nas políticas públicas básicas para o desenvolvimento sustentável e a dignidade dos povos dessa região.

 

Sem previsão de alta

Com a perna esquerda acometida de erisipela, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital Vila Nova Star, no Bairro Vila Nova Conceição, na Zona Sul da capital paulista. Além da erisipela, o ex-mandatário da nação sofre com fortes dores abdominais e segue o tratamento apresentando estabilidade no seu quadro clínico, porém, sem previsão de alta, para a alegria do seu sequito de fieis e fanáticos seguidores, tristes com a inconstância no seu estado de saúde nos últimos anos.

 

Xororô nos EUA

Os bolsonarismo seguem no interminável “chororô” pela derrota na eleição de 2022. Depois da ocupação de quatéis e rodovias, orações, hino nacional entoado diante de pneus, hiseria, entre outras lamúrias, e da ‘cereja do bolo’ com a invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e STF, a estratégia agora consiste na ida de políticos bolsonaristas aos EUA para denunciar no parlamento do Tio Sam – e com o apoio de alguns parlamentares republicanos -, a censura e a violação da liberdade de expressão, ao que chamaram de “ditadura” no Brasil. O alvo principal: o ministro Alexandre de Moraes. Deputados democratas presentes destruiram todos os argumentos dos bolsonaristas e na plateia, apenas meia dúzia de ‘gatos pingados’, todos pertencentes à comitiva bolsonarista, faziam coro (tímido) ao ‘chororô’.

 

Maçante

No jogo entre Botafogo e LDU (EQU) na quarta-feira (8) pela quarta rodada da fase de grupos Conmebol Libertadores no estádio Nilton Santos (Engenhão), o árbitro argentino Dário Herrera e a equipe do VAR abusaram do quesito lambança na revisão do gol marcado pelo time equatoriano aos 19 minutos do primeiro tempo. A arbitragem maçante levou inacreditáveis 10 minutos para revisar o lance e decidir pela anulações do gol da LDU por impedimento.

 

Reação Alvinegra

Depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2024, o Botafogo se recuperou e na quarta-feira (8) derrotou a temida LDU (EQU) por 2 a 1 no Engenhão, e alcançou a liderança do grupo D ao lado do Junior Barranquilla (COL), ficando atrás deste apenas no saldo de gols. O Fogão volta a campo pela Libertadores nos 16 e 28 de maio contra o Universitário (PER) e o Barranquilla, respectivamente, dependendo apenas das suas próprias forças para passar às oitavas que dá início à fase de mata-mata da competição.

 

Rapidinha

Auxílio emergencial – O deputado federal Acácio Favacho, durante reunião com a Bancada do MDB, teve sua sugestão acatada para o redirecionamento das emendas dos parlamentares no auxílio ao estado do Rio Grande do Sul, que neste momento precisa de todo o apoio efetivo.

Campanha – O Governo do Amapá segue com campanhas de prevenção e tratamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Educação Sexual nos 16 municípios do estado, levando para os profissionais de saúde oficinas, treinamentos, capacitações e debates sobre os assuntos.

Serviços de odontologia – O Governo do Amapá integrou 33 profissionais odontológicos, entre dentistas e técnicos, às equipes multidisciplinares de saúde que atuam nas unidades hospitalares, especialmente em leitos de UTIs. A ação busca o cuidado com a saúde bucal durante a internação hospitalar, período de exposição a diversas infecções.

 

***********************************************************************