Paulo Silva

Cidadão Laranjalense


Em meio às suas andanças Amapá adentro, o ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís (sem partido), foi agraciado com o título de ‘Cidadão Laranjalense’, concedida pelo presidente da Câmara Municipal de Laranjal do Jari, Walcimar Fonseca, e pelos vereadores Júnior Marques, Denis Pelheca, Tio bica e Turuta Birimbal. A honraria foi concedida é um reconhecimento pela vivência do homenageado com a comunidade e a região do Vale do Jarí e pelo histórico de vida e pela atuação como homem público.

 

 

Primavera Verde e Rosa

A Associação recreativa Maracatu da Favela, a Verde e Rosa do samba e do carnaval amapaense, uma das mais antigas e tradicionais escolas do estado, completou 69 anos de fundação na quarta-feira (15), porém, a data especialíssima será comemorada no domingo (19) na sede da agremiação, no Bairro Santa Rita. O evento iniciará às 17h e será recheado de atrações para a comunidade Verde e Rosa e convidados das coirmãs.

O pavilhão sagrado nas cores verde e rosa é o maior patrimônio da agremiação que reúne uma não de torcedores apaixonados e que vibram emocionados a cada desfile com enredos e sambas memoráveis que entraram para a história do carnaval amapaense, como “Mãe Luzia” (1975), “Alegria, alegria, alegria” (1982), “Nem Tudo Que Amarela é Ouro: Os Piratas a Serviço de Sua Majestade!” (2003), entre outros.

A festa terá grupos de samba e pagode, grupo Marabaixo da Favela, apresentação dos pontos técnicos da Escola, homenagens a grandes personalidades da escola e lançamento do samba enredo “Resistência é Favelar”, que exalta o conteúdo histórico, religioso e artístico-cultural que alicerçou a formação da Verde e Rosa e sua guerreira e resiliente comunidade, que tem em Gertrudes Saturnino Loureiro, a grande pioneira e matriarca do antigo Bairro da Favela, e em Vagalume, o grande líder de sua fundação.

 

 

Prisão e tornozeleira

O ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica do líder bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, o  Zé Trovão. Ele foi um dos principais articuladores e organizadores da recente e antidemocrática manifestação de 7 de setembro, que pedia a deposição dos ministros da Suprema Corte. Moraes também proibiu Zé Trovão de fazer uso das redes sociais.

 

 

Tensa expectativa

Os educadores das redes estadual e municipal de ensino têm vivido na última semana uma tensa expectativa em torno da polêmica que vem cercando o pagamento do abono salarial do Fundeb. Os estaduais questionam, através do Sinsepeap, o valor de R$ 3.200,00 anunciado pelo governo do estado, que teve o PL aprovado pela Comissão de Educação da Alap, enquanto os municipais esperam pela decisão da PMM quanto ao cálculo com base na carga horária de trabalho, já que o PL enviado à câmara municipal foi aprovado na quinta-feira (16).

 

 

Tucano fundador

Antônio Sanchez Sales, um dos fundadores do PSDB e ex-secretário-geral do partido no DF teve morte cerebral confirmada na quinta-feira (16) depois de ter sido internado na semana passada no Hospital de Base com golpes de arma branca (facão) na cabeça. Ele foi atacado em uma chácara de sua propriedade localizada em Varjão, cidade-satélite de Brasília. No prontuário, a ocorrência foi descrita como “morte encefálica por agressão física por latrocínio” e está sob investigação da 6ª DP do DF.

 

 

Concerto de Natal

O Governo do estado apresenta no sábado (18), o projeto Tocata Natalina, um concerto musical idealizado pela Secretaria de Educação (Seed), com repertório especialmente voltado para o contexto das festas de fim de ano sob a execução de uma banda formada por servidores dessa secretaria músicos de instrumentos de sopro e percussão. O evento é coordenado pela Seed com o apoio de servidores, estudantes e do Corpo de Bombeiros e busca a integração entre músicos e a sociedade.

 

 

Espetáculo teatral

O grupo teatral amapaense Frêmito Teatro apresentará em ensaio aberto nos dias 18 e 19 (sábado e domingo) a peça “A Descoberta do Rio das Amazonas”, através da qual aborda de forma crítica a viagem no navegador espanhol Francisco Orellana que em 1542, navegou pelo rio Amazonas e encontrou diversos povos indígenas naquela que ficou celebrizada como uma das primeiras viagens de exploração da Amazônia no contexto do antigo sistema colonial mercantilista.

Em sua terceira produção, o Frêmito Teatro – que foi recentemente premiado em edital internacional de artes cênicas – traz um espetáculo com interessantes pitadas de humor e sagacidade sob a direção de Otávio Oscar e que será apresentado no Teatro Marco Zero, no Bairro Perpétuo Socorro, com lotação máxima de 60 pessoas.

 

 

Coisa feia

Após a derrota para o Atlético Mineiro no jogo de volta da final da Copa do Brasil na quarta-feira (15) na Arena da baixada, alguns torcedores do Atlhetico Paranaense perderam a linha e fizeram gestos racistas na direção de torcedores adversários. Uma torcedora foi flagrada pelas câmeras imitando um macaco de dentro de um camarote. Em depoimento à Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) na sexta-feira (17), ela evidentemente negou a atitude racista e justificou ter agido em resposta ao comportamento primata da torcida adversária durante o intervalo do jogo, e ainda acusou-os de terem atirado objetos e tentarem escalar o camarote onde ela estava confortavelmente acomodada. Coisa feia.

 

 

Transposição

Em live realizada na sexta (17), Randolfe Rodrigues (REDE) fez uma avaliação positiva do processo de transposição dos servidores do ex-Território Federal do Amapá por meio da Emenda Constitucional 98. Segundo o parlamentar, 1.100 processos do Amapá foram deferidos pela Comissão Especial de Transposição do Ministério da Economia, sendo que 574 já foram publicados em portaria no Diário Oficial da União e 451 já foram incluídos na folha de pagamento do governo federal e estão recebendo seus salários.

 

 

Vacinação em crianças

Na sexta-feira (17) a farmacêutica Pfizer e a parceira BioNTech anunciaram a inclusão e avaliarão de uma terceira dose da vacina contra Covid-19 em testes com crianças de seis meses a menos de cinco anos. As parceiras tomaram essa decisão depois o imunizante de duas doses provocou reação na população de dois a menos de cinco anos e que foi menor ao que fora verificado entre indivíduos na faixa etária entre 16 e 25 anos.

 

 

Marias da Esperança

O Instituto Marias da Esperança desenvolve o projeto social “Baú das Marias” junto a 130 crianças de 6 a 12 anos em idade escolar, em situação de vulnerabilidade social residentes no Bairro Marabaixo 4, na Zona Oeste de Macapá. O projeto busca o fortalecimento da leitura, a disseminação da cultura e da cidadania entre as crianças atendidas, o combate a violência, às drogas e à fome e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do projeto.

 

 

Ivermectina

No domingo (12), Keith Smith, 52 anos, veio a óbito na Pensilvânia (EUA), em consequência da covid-19. O fato ocorreu após sua esposa ter obtido na Justiça o direito de incluir a ivermectina no seu tratamento. A droga é proibida no tratamento da covid-19 em hospitais norte-americanos devido à comprovada ineficácia no combate ao novo coronavírus. O estado de saúde de Keith Smith piorou após ele após duas doses do fármaco e a mediação foi suspensa pelo médico responsável. O paciente morreu uma semana depois da ingestão da primeira dose.

 

 

 

RAPIDINHAS

Blackout – Com auxílio do Ministério Público Federal (MPF), A Polícia Federal (PF) no Amapá, deflagrou na quinta-feira (16) a operação ‘Blackout’, para identificar os responsáveis pelo ‘apagão’ que atingiu 13 dos 16 municípios amapaenses em novembro de 2020.

 

Ação social – Através do projeto “Semear é preciso”, a PMM levando para comunidades do interior diversas ações sociais. No sábado (18), a comunidade do Ipixuna Miranda, no Distrito do Carapanatuba, irá receber e sediar o projeto.

 

Atendimento – A PMM através da Semsa, deu início ao programa em saúde ‘Linha de Cuidado Integral à Pessoa Vivendo com HIV/AIDS’ na atenção básica de saúde. O serviço é inédito e tem como polo a UBS da Unifap, com perspectiva de atingir outras redes de atenção básica de saúde.