Paulo Silva

Jovem vencedor


Amapaense, 28 anos, oceanógrafo com mestrado na USP, onde também faz doutorado, Thomás Banha retornou no sábado da Antártida. Ele é o filho mais novo do ex-vereador Luiz Banha.

 

Vagas de estágio

Lei sancionada pelo governador Waldez Góes determina que empresas que recebem benefícios ou isenções fiscais do estado, bem como as concessionárias de serviços públicos estaduais, deverão reservar, no mínimo, 20% das vagas de estágio remunerado para alunos da rede pública de ensino. Os empreendimentos já beneficiados com incentivos fiscais ou concessões deverão estabelecer a reserva de vagas de estágio na renovação dos contratos, acordos, protocolos ou termos aditivos.

 

Água para o Bailique

A Caesa está anunciando licitação para adquirir 2.500 unidades de caixas d’água de dois mil litros, para atender as necessidades de abastecimento do distrito do Bailique. A abertura das propostas está marcada para 11 de fevereiro.

 

Medicamento oral

O Senado vota nesta quarta-feira (2) cobertura obrigatória de tratamento oral contra câncer. Os medicamentos orais contra o câncer, de acordo com o texto, devem ser fornecidos ao paciente ou a seu representante legal em dez dias após a prescrição médica.

 

Cerol e porte de armas

Na volta dos trabalhos legislativos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida pelo senador Davi Alcolumbre, do Amapá, tem, prontos para a pauta, três projetos sobre temas ligados ao direito penal e penitenciário. Os projetos tratam do uso de cerol, do porte de armas de brinquedo ou de simulação e do cultivo de hortas em estabelecimentos penais. Todos já têm relatórios pela aprovação, mas com mudanças.

 

Determinação cumprida

Através do acórdão 460/2022, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), reunidos em sessão da 1ª Câmara, e de acordo com o parecer da unidade instrutiva emitido nos autos, decidiram, por unanimidade, considerar cumprida a determinação contida no subitem 1.7.2. do acórdão 8714/2020-TCU-1ª Câmara, encaminhando cópia da decisão, assim como da instrução da unidade técnica, ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), e determinar o apensamento definitivo dos autos de monitoramento ao processo original TC 006.660/2017-7.

 

Ele mentiu

O presidente Bolsonaro (PL) pra não perder o hábito, mentiu mais uma vez à imprensa. Em entrevista à TV Record, e ele omitiu informações recentes sobre pesquisas eleitorais que dão larga vantagem ao ex-presidente Lula na corrida ao Planalto, afirmando que a vantagem do adversário sobre ele caiu para o limite da margem de erro, o que não procede. Contrariando o presidente, as pesquisas apontam vitória de Lula no 1º turno e em todos os cenários para o 2º turno.

 

A voz mais enigmática


O ator e dublador de voz enigmática Isaac Bardavid morreu na terça-feira (1º), aos 90 anos, no Rio de Janeiro, em consequência de problemas respiratórios. Ele fez mais de 50 novelas, peças teatrais e vários filmes, e foi um dos dubladores mais competentes do país, danso voz a personagens célebres como Wolverine, Freddy Krueger, Tigrão do “Usinho Pooh”, Robotnik do “Sonic” e mais icônico e inconfundível: o inesquecível vilão Esqueleto do desenho animado “He-man”.

 

Universidade na fronteira

O município de Oiapoque deve ganhar uma instituição federal de ensino superior. O projeto que autoriza a União a criar a Universidade Federal da Fronteira Norte Binacional é de autoria do deputado Pedro DaLua (PSC/AP) e está tramitando desde novembro do ano passado. A nova instituição será criada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que já possui um campus no município fronteiriço. Com a criação da UFFB, será indicado um reitor pró-tempore até que a nova universidade realize a instalação do seu conselho universitário e eleições diretas para a reitoria.

 

Novo partido

Com 11 assinaturas, tramita na 2ª Zona Eleitoral de Macapá lista de apoiamento para a criação do Partido da Educação. A juíza Keila Utzig abriu prazo para impugnações.

 

Herança

A cultura macapaense é marcadamente negra e tem no Marabaixo e no Batuque suas maiores expressões, além das religiões de matriz africana como o Candomblé e a Umbanda, as mais praticadas e com mais adeptos e simpatizantes. Todos formam o espólio da ancestralidade africana legado aos povos afrodescendentes da capital e de todo o estado e são a gênese da identidade cultural da sociedade Amapaense.

 

Triste presente

Se tem um presente que Macapá não merece no dia 4 de fevereiro, de suas risonhas primaveras, é a notícia do aumento da exploração do trabalho infantil. O aumento dos níveis de pobreza que faz com que homens e mulheres em idade cada vez menor, tenham que abrir mão dos estudos pra trabalhar e contribuir no sustento familiar. A falta de políticas públicas que possam suprir as carências da população de baixa é uma das principais causas dessa mazela.

 

Rapidinha

Infectados – Segundo a revista de celebridades Isto É Gente, o reality show BBB da Rede Globo, que está na edição 22, conta com três confinados infectados ela covid-19.

Indiciados – Deputado estadual Alberto Negrão (PP) foi indiciadas pela PF por organização criminosa, peculato, corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro no inquérito que apura rachadinhas no seu gabinete.

Indeferido – Vice-presidente do STJ, ministro Jorge Mussi, indeferiu pedido liminar da CEA para a suspensão dos efeitos de todos atos em ações judiciais sobre o apagão elétrico ocorrido no Amapá em 2020.