Paulo Silva

Planejamento


Interino Célio Alício

 

Com o objetivo de fortalecer ações preparatórias no estado, o Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Saúde, deu início nesta quarta-feira, 8, a uma série de debates e discussões para a elaboração do Plano de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, que objetiva soluções a medidas urgentes para a contenção de eventos. A proposta é utilizar novas técnicas e diretrizes atualizadas para o enfrentamento de surtos, epidemias, pandemias e desastres naturais, exigindo medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública. As atividades seguem até esta quinta-feira, 9, no Ceta Ecotel, no bairro Fazendinha, em Macapá.

 

Autorização

A Petrobras quer retomar conversas com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para tentar autorização para um simulado de perfuração do primeiro poço no litoral do Amapá em outubro, quando a sonda contratada para essa atividade estará disponível.
A licença para a perfuração foi negada pelo Ibama há quase um ano, dando início a um embate público entre as áreas energética e ambiental do governo, que gostaria de uma avaliação mais ampla de eventuais impactos da atividade petrolífera na região, considerada ambientalmente sensível.

 

Campanha

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) abriu campanha contra a exploração infantil, a vigorar durante todo o mês em curso. A fim de fixar o propósito na mente das pessoas, a campanha recebe o nome ‘Maio Laranja’ com realização de várias ações. Conscientização sobre o combate à violência sexual a crianças e adolescentes é o mote das acões. A campanha Maio Laranja fará ato público com o tema ‘Movimento para romper o Silêncio’.

 

Fiscalização

Para garantir a prestação de serviço de qualidade e orientar os estabelecimentos comerciais sobre as normas de proteção dos compradores, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP), deflagrou a operação “Dia das Mães” em Macapá e Santana. A ação segue até
sexta-feira, 10.

 

Encontro

Com apoio do Governo do Estado, o Amapá sedia o evento internacional com pesquisadores do Brasil e da Europa para debater aspecto ambientais, espaciais e urbanos da região das Guianas, composta por Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A abertura da programação aconteceu no Museu Sacaca, em Macapá, e se estende até quinta-feira, 9, com palestras e trabalhos de campo na região transfronteiriça em Oiapoque, no extremo sul do estado.

 

Levantamento

Os agentes da Secretaria Municipal da Vigilância em Saúde (SMVS) foram às ruas, para o início do 2º Ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Ação segue até o dia 17 de maio, com intensificação nos bairros que apresentam maior quantidade de criadouros do transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.Seis equipes estão em campo e visitam mais de seis mil imóveis para analisar a quantidade de infecção predial e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito.

 

Audiências

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) consolidou, durante quatro anos, os estudos de cada região do território amapaense, para implementar o programa de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Devido sua importância, o Governo do Estado realiza neste mês de maio, três blocos de audiências públicas, para oportunizar a participação popular no levantamento.

 

Novo Amapá Jovem

O Governo do Amapá divulgou o resultado preliminar do processo de seleção para o novo Amapá Jovem. Dentro dele, está o eixo que recebeu aumento de até 270% em sua modernização, contempla pessoas de 15 a 29 anos e regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio regular, técnico, integral ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A principal finalidade do Amapá Jovem na Escola é incentivar, promover e garantir a formação do público estudantil no sistema educacional do estado. Para permanecer no eixo, os beneficiários deverão obter, manter e comprovar frequência e rendimento bimestral de no mínimo 75% e 60%, respectivamente.

 

Projeto

O Governo do Estado lança nesta quinta-feira, 9, o “Qualifica Amapá”, ação que integra o Plano de Governo para geração de emprego e renda, com capacitação profissional para beneficiar 1,5 mil pessoas. A iniciativa vai fornecer 91 cursos de com objetivo de facilitar o acesso e permanência no mercado de trabalho, além de estimular o empreendedorismo amapaense.

 

“Em Círculos”

A música brasileira e suas variações regionais e de estilo e ritmos estão no brilhante e ousado repertório de “Em Círculos”, um show com o talento de três artistas amapaenses, de gerações diferentes. Oneide Bastos, Alan Yared e Willian Cardoso, se encontram no palco nesse desafio de interpretar grandes vozes e composições nacionais. O show será dia 11 de maio, na Casa Lisboa, a partir de 21h.

 

Propaganda da semana

Quatro legendas exibem propaganda partidária nesta semana, de acordo com o calendário de 2024. As agremiações são: Partido Democrático Trabalhista (PDT), Podemos (PODE), União Brasil (União) e Partido Socialista Brasileiro (PSB). Os programas das siglas serão veiculados, em rede nacional e gratuita, por emissoras de rádio e televisão na terça-feira (7), quinta (9) e no sábado (11), entre as 19h30 e as 22h30.

 

Ciclo do Marabaixo

Com apoio do Governo do Amapá, a programação do Ciclo do Marabaixo 2024 segue nesta quarta-feira, 8, em Macapá, com o Cortejo da Murta, nos barracões dos grupos da Associação Cultural Marabaixo do Pavão e Raimundo Ladislau, nos bairros Jesus de Nazaré e Laguinho, respectivamente. A ação é um dos pontos altos das festividades, pois é o momento em que o mastro da Santíssima Trindade é erguido para ficar ao lado do mastro do Divino Espírito Santo. Conforme a tradição, ambos serão derrubados em 2 de junho, o chamado “Domingo do Senhor”, último dia de celebrações.

 

Rapidinha

Mais Sorrisos – O Governo do Amapá levou o programa Mais Sorrisos para integrar a campanha nacional “Mais Saúde Bucal na Escola”, que teve seu Dia D nesta quarta-feira, 8, em Santana. A ação atendeu cerca de 150 crianças de 3 a 6 anos da creche Profº Redimilson Anselmo Nobre com palestras, demonstrações práticas e atendimento odontológico.

Capacitação – Criado em maio de 1997, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá completa 27 anos nesta quinta-feira, 9, com uma história construída em desafios e conquistas, a unidade policial atua na preservação e defesa de todas as formas de vida, servindo na defesa da sociedade amapaense.

Cancelamento – Foi cancelado debate que a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizaria nesta quarta-feira (8) sobre a exploração de petróleo na região da margem equatorial brasileira. O debate havia sido solicitado pelos deputados Júnior Ferrari (PA) e Sidney Leite (AM).

 

****************************************************************************************