Paulo Silva

Utilidade pública


Lei sancionada pelo governador Waldez Góes declara de utilidade pública no âmbito do estado do Amapá a Colônia de Pescadores Z-2 AP do Amapá, entidade representativa de classe no estado, organização sindical de 1º grau, sem fins econômicos, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro no município de Amapá.

 

Status sanitário

Representado por Álvaro Renato Cavalcante da Silva, diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), o Amapá participa, em Brasília, do Encontro do Fórum dos Executores de Sanidade Agropecuária – FONESA e reunião técnica no DSA/MAPA, para tratar sobre convênio, mudança de status sanitário no estado do Amapá.

 

Cultivo de culturas

A AMCEL – Amapá Florestal e Celulose S.A tornou público que recebeu da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá a licença de instalação relativa à atividade de implementar a preparação da área para o cultivo de culturas anuais como soja, milho, arroz e feijão em área total de 999,54 hectares, localizada na área rural do horto JP-02 e BC-01 munícipio de Ferreira Gomes.

 

Reforma de batalhão

A Procuradoria-Geral do Amapá (PGE) está anunciando licitação para a contratação de reforma e ampliação do 11º Batalhão da Polícia Militar do Amapá, com fornecimento de materiais e mão-de-obra. A sessão pública está marcada para 9 de junho.

 

Recomendação

O Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, em reunião realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, decidiu recomendar à SEMA/AP que revise o processo de licenciamento ambiental do Plano de Manejo Florestal Sustentável da empresa Agregue Indústria, Comércio e Transportes de Madeira – EIRELI-ME no sentido de que a Zona de Amortecimento da RDS seja preservada, criando uma faixa de proteção para a RDSI, conforme recomenda o Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

 

Recuperação da BR

O DNIT, Superintendência Regional do Amapá, publicou o resultado do julgamento do pregão eletrônico que visa a execução de serviços de (conservação/recuperação) na rodovia BR-210/AP, km 193,00 ao km 305,20, cujo valor é de R$ 83.150.000,00. A vencedora foi Construtora Meirelles Mascarenhas Ltda.

 

Fundo Baobá

Dando continuidade a execução do edital “Vidas Negras, Dignidade e Justiça” que integra o programa “Equidade Racial e Justiça” do Fundo Baobá, acontece nos dias 19,20 e 21 de maio, na Comunidade Quilombola de Conceição do Igarapé do Lago do Maracá, mais uma etapa de formação de lideranças e ativistas negros-quilombolas do Amapá, realizada pela Associação de Jovens Moradores e Produtores de Santa Luzia do Maruanum – AJOMPROM e a Rede de Quilombolas do Amapá. No norte do Brasil, apenas o Amapá foi contemplado com o edital através da AJOMPROM, com o tema “Povos Quilombolas do Amapá, a Luta Pela Garantia e Efetivação de Direitos”.

 

A amor é lindo


Aos 75 anos, o pré-candidato à presidência e líder em todas as pesquisas, o petista Lula casou-se com na quarta-feira (18) com a paulista Rosângela Silva, de 55 anos, conhecida como “Janja”, com quem ele está junto desde 2018 quando ele estava preso em Curitiba.
Socióloga graduada pela UFPR com especialização em História e Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável e militante petista desde 1983, Janja é a terceira esposa do petista. Ela conhecida pela discrição e afastamento dos holofotes da mídia, mas com influência sobre Lula e benquista pelos familiares e amigos do ex-presidente.

 

Subestação no Pará

A Equatorial Pará realizará a construção de uma subestação de energia na cidade de Pacajá, no sudoeste paraense. O investimento será de R$ 4,5 milhões e vai aumentar a capacidade do sistema, melhorando a qualidade do fornecimento de energia elétrica, para os moradores do município e do entorno. De acordo com a distribuidora, a capacidade do novo empreendimento será de 34,5 kV e as melhorias vão garantir mais confiabilidade e também possibilitarão a instalação de novos empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento econômico da cidade.

 

Protagonismo

Em entrevista ao programa Luiz Melo Entrevista da Diário FM 90,9 na terça-feira (18), o economista e ex-secretário de Planejamento Antônio Teles Júnior (PDT), cotadíssimo para ser o vice na chapa de Clécio Luiz (Solidariedade) na corrida ao palácio do Setentrião, disse que o seu partido sempre exercerá o protagonismo no cenário político local mesmo não encabeçando uma chapa, graças à tradição, à imensa militância, maior número de filiados e por realizar governos de coalizão. O anúncio sobre o rumo a ser tomado pelo partido na eleição ao GEA será feito na quinta-feira (19) em uma live do governado Waldez Góes.

 

Medalhas

Judocas amapaenses participaram do Campeonato Pan-americano de Veteranos e Kata, do Campeonato Sul-americano de Veteranos e do Pan-americano Open, todos no último final de semana na Bahia r que contaram com a participação de mais de 300 atletas estrangeiros entre homens e mulheres. Bruna Mendes, Fábio Machado, Wagner Wanderley, Alessandro Barros, Daniel Correa e Ronald Oliveira e conquistaram 12 medalhas nas três competições, sendo seis de ouros, três de pratas e três de bronzes.

 

Licitação

A Prefeitura de Macapá realiza nesta sexta-feira (20), às 10h, no auditório da Unidade Integrada Sesi/Senai A Banda, o processo licitatório para a contratação de empresas que prestarão serviços de transporte público na capital. O certame vai garantir a circulação de 180 novos ônibus, equipados com tecnologia que permite que o usuário faça o acompanhamento do trajeto em tempo real, garantindo assim mais conforto e pontualidade nos horários e segurança à população.

 

Rapidinha

Ação – A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu nesta quarta-feira (18) uma ação direcionada as pessoas atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Igualdade. A atividade foi integrada ao sistema municipal de Saúde e levou os serviços de atualização do CadÚnico, acolhimento psicossocial, orientação social, solicitação de passe livre para pessoa com deficiência e entrega do kit bebê.

Exposição – Nesta quarta-feira (18) é celebrado o Dia Internacional do Museu e para comemorar a data, o Museu do Negro Gertrudes Saturnino promove uma programação que se estende até a sexta-feira (20). A atividade é realizada pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), que mostra peças, fotografias e elementos da cultura negra amapaense.

Bioparque – Exposição de educação ambiental, de orquídeas e plantas ornamentais, doação de mudas, oficinas de artesanato e apresentação de dança da cultura indígena fazem parte da Semana da Biodiversidade do Bioparque da Amazônia. A programação ecológica acontece de 18 a 22 de maio, em diferentes espaços da unidade.