Ponto e Vírgula

Investimento


Estado investe mais de R$ 80 mil para artesãos ministrarem oficinas de artesanato nas escolas. Objetivo é manter viva a tradição artística artesanal do estado.

Vigilância
Estão em alerta municípios para reforço nas ações de vigilância em saúde. Para intensificar trabalhos, governo do estado contratará 349 agentes de endemias por meio de processo seletivo simplificado, que está em curso.

Alerta
Garota de 13 anos cometeu suicídio no início do fim de semana ao tomar um veneno pra rato. É o décimo caso de suicídio entre jovens e adolescentes registrado nas últimas semanas.

Indígenas
Governo apoia o 1º Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará. Evento acontece no Campus Marco Zero da Unifap, em Macapá.

Doação
‘Junho Vermelho’ ultrapassou meta de doações e campanha continua no período da Copa. Hemoap esperava 50 doações diárias. Meta foi ultrapassada chegando a 80 atendimentos por dia.

Atendimentos
Hospital de Emergência reforça em 20% profissionais de saúde durante jogos da Copa. Organização visa garantir atendimento de maiores intercorrências que o período pode gerar em Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

Vigilância
Estão em alerta municípios para reforço nas ações de vigilância em saúde. Para intensificar trabalhos, governo do estado contratará 349 agentes de endemias por meio de processo seletivo simplificado, que está em curso.

Criança
A promotora de justiça Amanda Uchôa representou oMP-AP no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, promovido pela prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado no Sesc Oiapoque.

Arraiá
O 10º Arraiá no Meio do Mundo encerra nesta semana a seletiva nos polos municipais e prepara o terreiro para o Festival Estadual, com a disputa entre as melhores quadrilhas juninas do Amapá, de 23 a 29 de junho.

Afastamento
A Promotoria de Justiça de Porto Grande, emitiu Recomendação ao IEF, Marcos Tenório, para que afaste da função o presidente da Comissão Especial de Licitação, Sebastião Clessio Alfaia Trindade.

 

Rapidinhas

O tratamento apropriado de resíduos sólidos do Aterro Controlado da capital foi pauta, nesse fim de semana, na Prodemac. Os promotores de Justiça Wueber Penafort e Clarisse Alcântara se reuniram com o titular da Semur, Augusto Almeida; procuradora geral do município, Stela Veridiana, e o representante da empresa Rumus, Sandro Ichihara.

Definiram a data da entrega do galpão e as estratégias para a serem adotadas com os trabalhadores que atuam no Aterro.

A construção do galpão de triagem está previsto no TAC assinado em 2017, em que a Prefeitura de Macapá, Rumos e Associação de Catadores de Macapá assumiram compromissos junto ao Ministério Público do Amapá (MP-AP).

A empresa se comprometeu em implantar três núcleos receptores de material reciclável: galpão, mais dois ecopontos em residenciais. A previsão é de que galpão seja entregue no dia 30 de agosto, e o número fde ecoposto será aumentado para cinco.