Ziulana Melo

Social


Jornada Pedagógica – A Semed promoverá no período de 19 a 23 de fevereiro a Jornada Pedagógica. Com a temática Alfabetização em questão: limites e perspectivas, a formação será destinada aos profissionais da rede municipal de ensino de Macapá e terá palestras, mesa redonda e oficinas.
O objetivo é discutir sobre os mecanismos que possibilitam visualizar as novas mudanças efetivadas no campo educacional, bem como seus impactos no contexto escolar. A Jornada contará com especialistas, mestres e doutores na área da Educação dos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Pará, e das instituições de ensino superior do Amapá, que irão trocar experiências com os profissionais, buscando o melhor para a educação municipal.

 


Clic.
Na maior animação, o bloco da família Lopes saiu nesse carnaval em homenagem a seu patriarca Português Jamie Lopes . Ë o segundo ano- que o Bloco do Portuga agita a terça-feira gorda de carnaval.

 

  
Destaque.
A felicidade do jovem casal, advogada Karina Guerra e juiz João Matos, e de toda a família, na festa de 1º aninho da nova herdeira, a linda princesinha Ana Liz. Felicidades mil!

 


Flash.
Cantor Matheus Farro e outros músicos convidados se preparam super show neste sábado, 17, em apresentação que vai reunir sucessos da banda paulista de heavy metal Angra. O álbum “Angels Cry”, o primeiro da carreira do grupo, será interpretado na íntegra, além de outros clássicos.
Além da atração principal, o show que acontece no Botequim Petropolis, na rua Jovino Dinoá, 3110, no bairro Trem, terá a participação e várias bandas locais.

 


Close.
Em clic especial, os recém-casados Nayana e Franco, que oficializaram união, em bela cerimônia, no início do mês. Muitas feliciddes!

 


Clic.
A beleza da aniversariante Carolina Rodrigues, que festeja seus 15 anos. Parabéns!

 

Oficinas.
O curso de licenciatura em teatro da Unifap iniciou inscrições para oficinas gratuitas de iniciação teatral, técnicas circenses e danças amazônicas. O processo ocorre até o dia 24 de fevereiro pela internet. As oficinas fazem parte do Programa de Cultura da Unifap (Procult), que promove para a comunidade diversas oficinas artísticas, voltadas para crianças, adolescentes e adultos em Macapá. Professores e alunos da rede pública de ensino também podem participar.

Carros oficiais.
Um decreto publicado nesta sexta-feira (16) tira o direito a carro oficial de ocupantes de 1.052 cargos no governo federal.
Entre as autoridades que deixam de ter esse direito estão presidentes de autarquias federais, reitores de universidades, secretários, diretores de agências reguladoras, além de chefes de gabinete dos ministérios. Segundo informações do Ministério do Planejamento, 109 autoridades continuam com o benefício do carro oficial: Presidente e vice-Presidente; Ministros de Estado; Comandantes das forças e chefe do Estado Maior; Ex-presidentes; Presidente ou diretor-geral de agência reguladora e cargos de natureza especial

Fronteiras.
Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no início de fevereiro cria a Polícia Nacional de Fronteiras. A PEC inclui a nova corporação no capítulo sobre a Segurança Pública, ao lado das polícias federal, rodoviária, ferroviária, civil, militar e de corpos de bombeiros.
Além de criar a Polícia de Fronteiras, a PEC, tira da Polícia Federal a atribuição constitucional de “exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras”. Ao mesmo tempo, atribui à nova força policial o exercício dessas funções e determina que a Polícia de Fronteiras trabalhe em colaboração com todas as outras polícias já existentes e com “a administração fazendária e as Forças Armadas”.

Exames.
Uma proposta em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado estabelece que os alunos do ensino fundamental de escolas públicas, principalmente os estudantes do primeiro e do segundo ano, devem fazer exames para identificar problemas auditivos e oftalmológicos.
De acordo com o texto, os alunos que necessitarem serão encaminhados para tratamento médico adequado. O fornecimento de óculos e aparelhos auditivos também está previsto.