Ziulana Melo

Social


Mudanças – A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está passando por várias mudanças no Brasil, que vão desde o seu formato até o próprio processo de habilitação e renovação.
Uma das mudanças, é que a partir de junho, renovar a CNH vai ficar mais complicado com a necessidade de curso de atualização e prova teórica. Com duração de 10 horas/aula, a avaliação deverá ser feita a cada 5 anos. Até então, só era exigido exame médico.
Quem for tirar a 1ª habilitação para motos (A) ou ciclomotores (ACC), terá que fazer aulas e exames nas ruas a partir de junho. Atualmente, os alunos rodam com esses veículos apenas em circuito fechado.

 


Close .
  Vindo de várias exibições na Argentina, o espetáculo ‘Joias do Ballet Russo’ fará na quarta-feira, 21, em Macapám uma apresentação única no Brasil antes da companhia seguir para turnê na Rússia.
O show, no Bacabeiras, reunirá o melhor do balé em quase duas horas de exibição, e contará com repertório que traz trechos de clássicos como ‘Lago dos Cisnes’, ‘Quebra Nozes’ e ‘Dom Quixote’.

 


Destaque.
Márcia Romero e Luis Júnior, em reencontro mais que especial depois de 25 anos. Felicidades mil!

 

  
Flash.
O Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação do Ministério Público do Estado do Amapá (Ampap) deu posse na sexta-feira, 16, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do MP-AP, ao novo presidente da entidade, o promotor de justiça Wueber Penafort.
Ele dirigirá a instituição no biênio 2018/2020 e substitui o promotor de justiça José Cantuária Barreto, que ocupou o cargo por dois períodos, 2013/2015 e 2016/2018. Também tomou posse na vice presidência a promotora de justiça Socorro Pelaes.

 


Clic .
A secretária nacional de assistência social, Maria do Carmo Brant de Carvalho, quando palestrava, na sexta-feira, 16, no último dia da oficina promovida pela Escola do Legislativo (Esleg).

 


Flash
. Em close, a bonita debutante Nicoly Cibeli.

 

Vagas.
O Sesi no Amapá lançou edital de processo seletivo para contratação de estagiários de ensino superior e técnico, além da formação de cadastro reserva. As inscrições podem ser feitas pela web até a segunda-feira, 19.
Os selecionados que poderão atuar em Macapá ou Santana. Receberão bolsa mensal de até 70% do salário mínimo atual.
Ao todo ,são nove cursos requeridos para as vagas. Entre eles, educação física, direito, pedagogia, secretariado, segurança do trabalho e contabilidade.

Concurso.
Publicado na última sexta-feira, 16, o edital de concurso público da Unifap define as regras para contratação de dez pessoas para o cargo de técnico-administrativo em educação do quadro permanente da instituição, para atuarem em Macapá, Mazagão e Oiapoque.
As inscrições iniciam às 9h de quarta-feira (21) e seguem até 23h59 do dia 16 de abril, pela internet.

Cursinho.
Preparatório alternativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o cursinho gratuito da Universidade Federal do Amapá (Unifap) deu início às aulas no dia 12, para 150 estudantes que não têm como pagar um curso particular. As provas da edição 2018 do Enem estão marcadas para 4 e 11 de novembro.

Academia.
Projeto que pretende reunir informações sobre a história do batuque e do marabaixo, através das memórias das famílias que dão seguimento às tradições, vai incentivar estudos e pesquisas sobre a cultura afro.
A Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo, que tem como idealizador o Padre Paulo Roberto, será aberta ao público interessado em conhecer as raízes afrodescendentes que deram origem às comunidades quilombolas do estado.