Ziulana Melo

Social


 

Em Destaque. Governador Waldez Góes nomeou a promotora de Justiça Ivana Cei para o cargo de procuradora-geral de justiça do Ministério Público do Amapá, para o biênio 2019/2021.  A atual secretária-geral do MP-AP foi a mais votada pelos procuradores e promotores de Justiça para compor a lista encaminhada ao chefe do Executivo, composta também pelo atual procurador-geral de Justiça, Márcio Augusto Alves.  A eleição para escolha do PGJ ocorreu no dia 7, com a participação de 81 membros do MP-AP que votaram, em sua maioria, na promotora de Justiça Ivana Cei, que recebeu 66 votos, enquanto que Márcio Alves, teve 53 votos, sendo que cada membro poderia votar em até dois candidatos. Não houve votos em branco, nem nulos, e somente uma abstenção, por motivo de viagem no interior do Estado.

 

Flash. Secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, acompanhado da diretora do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Nayra Barbosa, quando visitavam instalações da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em busca de novas práticas assistenciais que fortaleçam o atendimento neonatal e à mulher, no Amapá. A Fundação é referência neste tipo de atendimento e, recentemente, foi certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como ONA Nível 2, por alcançar a excelência com foco na segurança do paciente e gestão integrada, garantindo uma boa qualidade na assistência aos usuários.

 

Clic. Clip musical com registro da obra de Enrico Di Miceli foi lançado nas redes sociais. O registro audiovisual já está disponível nas redes sociais, portais e canais de comunicação de Enrico Di Miceli, com áudio e imagens em alta e baixa resolução, para melhor apreciação do clip que fecha o ano de 2018 com emoção e arte. Imperdível!

 

Close. Os juízes Rogério Funfas, titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, e João Teixeira de Matos Júnior, titular da Vara de Execuções Penais, no momento em que eram homenageados pela Confederação Amapaense de Tênis de Mesa durante a última etapa do Campeonato Amapaense de Tênis de Mesa por equipes.  A homenagem ocorreu no último sábado (15), no Centro de Treinamento na Escola  Raimundo Nonato.

 

Clic. Em close, as recém-casadas Dayse e Nelziane. Felicidades!

 

 

Canudos plásticos – A Câmara Municipal de Macapá aprovou projeto de lei de autoria do vereador Nelson Souza (Rede) que proíbe no município o fornecimento gratuito ou oneroso de canudos plásticos, em mercearias, lanchonetes, barracas, ambulantes, padarias, bares, restaurantes, hotéis, boates, clubes, atividades festivas e outros eventos e/ou estabelecimentos comerciais. Na justificativa para o projeto de lei, o vereador observa que o continente consome cerca de 16 bilhões de canudos por ano, constituindo-se em um dos principais objetos poluidores do meio ambiente, segundo relatório do ano passado da Seas at Risk, organização ambientalista europeia. A vida útil de um canudo plástico descartável varia de quatro a dez minutos, ou seja, o tempo que se demora para consumir uma bebida. Ocorre que esses produtos são geralmente feitos de prolipropileno ou poliestireno, materiais não biodegradáveis que demoram cerca de 200 anos para se decompor.

 

Ubs – Na segunda-feira, 24, todas as UBS’s irão funcionar normalmente. Na terça, 25, feriado, as UBS’s Marcelo Cândia, Rubim Aronovitch e Perpétuo Socorro, que funcionam 24 horas, mantêm os atendimentos de urgência e emergência normais, sendo prioritários os casos de urgência de média e baixa complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito.

 

Feirão – Nesta sexta-feira, 21, foi o primeiro dia de atividades do Feirão Natalino, em frente à Casa do Artesão, que acontece até domingo, 23, sempre das 17h às 22h. O evento compõe a programação do Celebra Amapá, projeto do governo do Estado para colocar a população no clima de Natal e Ano Novo. Abertura contou com a chegada do ‘Papai Noel’, encenação da peça teatral “Um Natal Diferente” pelo grupo Encenarte Cia de Teatro e show musical.

 

No LED. Todos iluminados com lâmpadas de LED coloridas, os caminhões de lixo percorrem as ruas da capital dando um ar de magia e encanto de Natal. A frota de 12 carros coletores iluminados e garis com gorrinhos de Papai Noel irão atender todos os bairros da capital amapaense até 6 de janeiro, no período diurno a partir das 7h, e noturno a partir das 19h.

 

Fiscalização – Listas de materiais escolares e 20 instituições de ensino privado em Macapá são alvo de uma fiscalização realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) no Amapá. A ação, de caráter repressivo, iniciou na terça-feira (18) e encerrou nesta sexta-feira (21). A ação pretende impedir que as instituições cobrem dos pais e responsáveis listas contendo produtos que não são da obrigatoriedade do aluno, de acordo com a portaria de número 36/2017 do instituto.