Ziulana Melo

Social


Nova regra – Uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) deverá melhorar o monitoramento de estudantes de todo o Brasil e tentar minimizar os índices de evasão escolar e distorção de idade-série (quando o aluno apresenta defasagem no nível de ensino que deveria estar em relação à sua idade).
Agora, os Conselhos Tutelares municipais deverão ser avisados sempre que um aluno faltar a mais de 30% das aulas. Antes, a medida era obrigatória para quando estudantes atingissem mais de 50% de faltas.
A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta (11) e entra em vigor a partir desta data.

 


Clic.
O jovem casal Suelen e Rafael, logo após cerimônia de união civil.
Muitas felicidades!

 


Em Destaque.
Linda debutante Stefanny, quando comemorava seus 15 anos em requintado baile.

 


Close.
A elegância da competente cerimonialista Adriana Leal

 


Close.
Belíssimo casal Daiana e Helder, na recepção glamourosa do casório ocorrido recentemente. Felicidades mil.

 


Flash.
A beleza de Elizângela Soares, em recente ensaio fotográfico

 

PF nada sadio.
‘Prato feito’ brasileiro tem tamanho exagerado e excesso de calorias
Essa é uma das conclusões de estudo internacional que analisou valor calórico de refeições vendidas por restaurantes populares de seis países, publicada no British Medical Journal em dezembro.

Julho Amarelo.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na última semana, lei que institui o ‘Julho Amarelo’.
A legislação estabelece que deverão ser realizadas em todo o país, neste período, ações de combate às hepatites virais — dos tipos A, B, C, D, e E — que somaram mais de 40 mil casos no Brasil em 2017. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta (11). A Organização Mundial de Saúde já havia estabelecido, em 2010, a data de 28 de julho como o Dia Mundial da Hepatite. Diversos estados e municípios brasileiros já promoviam iniciativas de combate à doença.

Mais vagas.
A Universidade Europeia de Lisboa será a 37ª instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de alunos brasileiros. O novo convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi firmado no dia 24 de dezembro de 2018.

Restrições.
Os alimentos industrializados poderão sofrer restrições em sua composição visando a melhoria da saúde dos consumidores.
Tramita no Senado um projeto que fixa limites máximos de gorduras, açúcares e sódio contidos nesses produtos. Matéria aguarda recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Pelo texto, achocolatados, biscoitos recheados, misturas para bolo, produtos lácteos e bebidas açucaradas, por exemplo, sofreriam mudanças durante o processo de produção para reduzir a grande quantidade de açúcares que armazenam.