Artigos

A rotina de um cardiologista atleta

Manoel Brasil busca, diariamente, o equilíbrio pregado por Hipócrates, quer dizer, ele exerce o livre arbítrio de escolher o melhor.


Ulisses laurindo – Jornalista
Articulista

saúde corporal é sempre a maior preocupação dos humanos, porque sem ela toda riqueza material vira pó. Apesar da importância da saúde em relação à ilusão de outros bens, acaba em plano secundário o que se pode chamar do tesouro da vida de cada um.

Os mais cuidadosos procuram sensata e inteligentemente conciliar a investidura da posse de bens com uma vida saudável cheia de alegria e prazer.

Historicamente, no Brasil, o desejo de ser fisicamente sadio, procurando os melhores meios, ganhou corpo a partir de 1970, quando esteve no país o médico norte-americano Kenneth Cooper, mostrando as vantagens da ginástica aeróbica, base de seu livro lançado em 1968.

Daquele momento em diante, a adesão ao Método Cooper ganhou as ruas do país e, hoje, constitui uma vocação nacional.

Indistintamente, as ruas das cidades se enchem com variada participação de gente de todos níveis sociais, buscando, de forma sensata e inteligente, preservar e aumentar a saúde.

Conhecedor, por profissão, do valor do exercício físico no segmento da saúde, o cardiologista Manoel Brasil é um exemplo ativo dessa prática.

O conhecidíssimo ‘Bate Coração’ aconselha os seus pacientes a exercitarem o corpo, de forma sistematizada, e vai além: corre diariamente, dando exemplo.

Chova ou faça sol, o Doutor Brasil é visto, em horários diferentes, correndo pela cidade, seja pela manhã ou à tarde, e mesmo à noite, de acordo com a disponibilidade do horário da clínica no Instituto do Coração Simone Teran.

O cardiologista não abre mão da rotina em prol do seu físico, porque satisfaz a qualidade de vida que ele deseja.

Fiel à doutrina de cuidar do corpo e da mente (corpo são em mente sã), Manoel Brasil, em tese, lembra o que já disse Hipócrates, o ‘Pai da Medicina’, na sua época, de 470/370 a.C, num ensinamento basilar: “Se conseguíssemos dar a cada indivíduo a quantidade correta de nutrição e exercício, nem pouco demais, nem em excesso, encontraríamos o caminho mais seguro para a saúde”.

E Manoel Brasil busca, diariamente, o equilíbrio pregado por Hipócrates, quer dizer, ele exerce o livre arbítrio de escolher o melhor.


Deixe seu comentário


Publicidade