Artigos

Clarice

Clarice saiu rapidamente, sequer fechou a porta ou preocupou-se com o vento frio que me adoeceria. Na falta de amor, esqueceu de mim como se esquece um cubo de gelo no congelador. 


José Paulo Brito
Articulista

Quando Clarice ensinou-me o amor, sorri envergonhado. Vergonha de sentir dor e por entregar-me também ao amor (devorado, ensimesmado de tantas vezes fracassar). O amor te ensina o mundo, falou-me certa vez. O amor se compõe às escondidas, e às vezes se pensa que é outra coisa. Uns sentem uma fisgada, outros um arrepio, alguns pressentem o sopro da morte. Tudo é amor, apenas amor.

Clarice jamais quis revelar o segredo por meio de uma certeza. Lembro que certa vez ela me disse que a chave de um segredo está na fechadura que o guarda. Não compreendi e pedi repetição do ensinamento. Ela então disse que a fechadura é o de menos. O importante mesmo é saber a quem dar a chave. Você mudou a afirmação, eu disse. Nunca afirmei nada, insinuou ela em profundo desgosto pela minha falta de compreensão.

Jamais compreendi Clarice. Jamais compreendi o amor. Aprendi tudo o que me foi ensinado, no entanto. O complexo de ensinar segredos é que tudo se aprende por meio de segredos. Não se pode revelar a verdade nem para si mesmo.

É a última lição, disse-me ela antes de partir. Não esqueça: o amor é incompreensível. Consegue perceber por quê? Porque ele é o lobo que nos devora à noite e nos concebe ao amanhecer, arrisquei entusiasmado, tentando compor os meus próprios segredos do amor. Não seja bobo, e não tente compor seus segredos inventando-os. Os segredos simplesmente nascem como nascem as flores. São naturais e nada mais. E o amor, por que é incompreensível, qual é a resposta? Indaguei aborrecido. Não se compreende o amor porque a sua compreensão é deixar de viver. O verdadeiro parto é concebido pela incompreensão do amor. Compreenda-o e morra afogado pelas águas de sua descoberta.

Clarice saiu rapidamente, sequer fechou a porta ou preocupou-se com o vento frio que me adoeceria. Na falta de amor, esqueceu de mim como se esquece um cubo de gelo no congelador. Partiu deixando ensinamentos amargados pela saudade.

Apenas muito tempo depois compreendi que a sua partida foi a última lição.


Deixe seu comentário


Publicidade