Feliz aniversário, Macapá!
Prestes a completar seu terceiro século de existência, Macapá vive um momento muito especial, se tornando cada vez mais num lugar melhor para se viver. Isso graças a sucessivas gestões municipais exitosas, que contaram com a destinação de vultosos recursos para tornar realidade essas melhorias.

Randolfe Rodrigues
Senador da República
Nossa belíssima capital, localizada no endereço mais belo do planeta, fundada por Mendonça Furtado, a cidade das bacabas, el Adelantado de Nueva Andaluzia, faz 267 anos.
Prestes a completar seu terceiro século de existência, Macapá vive um momento muito especial, se tornando cada vez mais num lugar melhor para se viver. Isso graças a sucessivas gestões municipais exitosas, que contaram com a destinação de vultosos recursos para tornar realidade essas melhorias. Tenho muito orgulho em ter utilizado nosso mandato no Senado para contribuir com algumas dessas conquistas para nossa cidade.
Como exemplo, destaco o novo aeroporto internacional, concluído com recursos de emenda de bancada e inaugurado em 2019. Uma estrutura moderna, bonita e confortável, melhor que muitos outros aeroportos do Brasil.
Também com muito esforço e verbas federais mobilizadas por nossa bancada, construímos o Hospital Universitário que evolui para disponibilizar, em breve, 230 leitos de média e alta complexidade.
Merece igualmente ser elencada a reinauguração, após duas décadas fechado, do maior parque em área urbana do Brasil, o Bioparque da Fazendinha revitalizado. Um lugar belíssimo para turismo, lazer, ciência e contato com a natureza, sendo uma amostra representativa de todos os biomas existentes no Amapá.
Outro presente para Macapá foi a rodovia do Centenário (norte-sul) que transformou a mobilidade urbana de Macapá, fruto de intensa articulação para a transferência da área da União para o Estado e pela destinação dos recursos para a obra.
Na moradia popular nossa capital recebeu, em pouco mais de uma década, os residenciais Mucujá, Macapaba, Mestre Oscar, São José, Açucena, Miracema (1 e 2) e Vila dos Oliveiras. Além desses, inovamos ao alocar recursos para pagar o valor da entrada do financiamento dos imóveis com o “Casa Macapá”. Aliás, em breve serão entregues mais unidades habitacionais no Congós e na Fazendinha, além de novas disponibilidades de pagamento das entradas dos imóveis.
A cultura efervesce em Macapá: a volta da Expofeira com espaços para atrações nacionais e locais e todo tipo de expressão artística e cultural. Também temos tido eventos que movimentam a economia como os shows do fim de ano, o festival equinócio, a quadra junina, o carnaval, o festival gospel, além de eventos para a literatura como o Encontro Literário da Editora do Senado, a FLIMAC e a FOLIA Literária.
Tendo como fonte nossas emendas individuais, queria destacar a revitalização do Mercado Central, a reforma das praças Floriano Peixoto, Veiga Cabral e construção da praça Mestre Guiga, dentre outras. Na saúde, cito a reforma da maternidade Mãe Luzia em andamento, a revitalização de dezenas de UBS e a entrega do centro de zoonoses. Na educação: o restaurante universitário da UEAP (em finalização), a nova biblioteca da UNIFAP, a energia solar para o IFAP e recursos diversos para as escolas estaduais e municipais.
Alocamos emenda também para pavimentação, em asfalto e em bloquetes, em diversos bairros, além de construção e reforma de passarelas. Para fomentar a geração de emprego e renda, destaco o projeto Credbox da AFAP; o apoio ao Selo Amapá; o patrocínio para o trade turístico, como os festivais Brasil Sabor e ABRASEL; o incentivo às startups; a reforma da feira maluca e a construção da feira verde na Fazendinha.
E no esporte, entregamos o skate park, na orla do Araxá, arenas esportivas nos bairros e apoiamos o E.C. Macapá na copa São Paulo de futebol júnior, com a melhor campanha da nossa história no ano passado. E vem aí a reforma do Estádio Zerão e o complexo esportivo da Zona Norte “Cidade Tucuju”.
Uma conquista que muito me orgulha, tem sido a constante luta para o avanço da transposição para a União dos servidores que ajudaram a construir nosso Estado. Já são quase 7 mil transpostos, sendo 5 mil só nos dois anos do governo Lula, a maioria deles residentes na Macapá aniversariante. Os servidores transpostos recuperaram sua dignidade com trabalho e uma remuneração justa, incrementando o comércio com a circulação de mais dinheiro.
Querida Macapá: “se muito vale o já feito, mais vale o que será!”
Ainda são muitos os desafios pela frente nas mais diversas áreas. Seguiremos comprometidos em empenhar nossos esforços para torná-la cada vez mais bela, inclusiva e agradável de se viver.
Parabéns Macapá!
Deixe seu comentário
Publicidade