Artigos

Importância do ato de ler

Eliazar BezerraColaboradora A leitura é uma atividade humana. Quando posta em prática, ela nos permite, por exemplo, interpretar uma poesia, um conto, uma novela, bem como a possibilidade de interpretar sinais, movimentos do corpo, dar ou receber educação. A leitura está estreitamente vinculada ao processo de aprendizagem. O atrativo pela leitura inicia na infância e […]


Eliazar Bezerra
Colaboradora

A leitura é uma atividade humana. Quando posta em prática, ela nos permite, por exemplo, interpretar uma poesia, um conto, uma novela, bem como a possibilidade de interpretar sinais, movimentos do corpo, dar ou receber educação. A leitura está estreitamente vinculada ao processo de aprendizagem.

O atrativo pela leitura inicia na infância e permanece por toda nossa existência. Envolve inicialmente a identificação dos símbolos impressos, caracterizados por letras e palavras, em que, há relacionamento destes com os seus respectivos sons. A leitura remete atribuir significados, instituir comparações. Estabelece relações e nos mantém conectados com o mundo. Ler é uma chuva de estímulos, feita de cores, formas, texturas, sons, cheiros e sabores, combinados em muitos caráteres, onde tudo se move em ritmos diversos.

Ler faz parte do desenvolvimento cultural de cada pessoa. Mexe com a imaginação e ajusta os diferentes hábitos e culturas. Aumenta o conhecimento e enriquece o vocabulário. Possibilita conhecer aspectos históricos, sociológicos, geográficos, filosóficos e políticos, dentre outros. Neste aspecto somos todos iguais com visão de mundo às vezes confrontada com outras visões identificadas por determinados sinais. Quando interpretados, balizam como indicadores perigos ou oportunidades. Assim, temos preferencialmente opção de tipos de leitura.

Segundo Paulo Freire, “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. A primeira leitura de mundo que temos é a das relações familiares, pessoas, coisas, a geografia de nossa casa e seu entornos. “Lemos” o seio que amamenta é o pipo que distrai, ou o “sorriso que sossega, além da gratificação, satisfação, surpresas, inquietação, tranquilidade”, entre outros.

A leitura nos ensina a prever, escolher e agir em nosso pequeno mundo. Ela sempre busca um ajuste mais fino em nossas interpretações. Ensina a não nos limitarmos a interpretar o mundo e a contribuir para mudar partes de sua configuração em suas diferentes técnicas de leitura.

Nela incluem a leitura em blocos, ampliando o ângulo de visão. Alguns preferem reservar a palavra “leitura” para a ação bem específica de ler um texto escrito. Para quem deseja ler com maior rapidez e absorver o máximo de conteúdo, a leitura dinâmica é um método recomendado.

Quanto ao valor intelectual a leitura possibilita novos elos entre homens e troca de conhecimento entre povos. Enriquece a herança com que se beneficiam as gerações por meio de envolvimento na tarefa de desvendamento de si mesmo. Há necessidade de estímulos à leitura nas escolas. Ela deve estar disponível, como um doce, a fim tornar-se disponível e atraente para as crianças. Sempre é bom estar à disposição de interessados um volume interessante de informações.
No meio tecnológico, a leitura é o processo de decodificação de dados armazenados. Em um suporte world, por exemplo, a leitura de dados de um CD pode ser feita através de um computador. O registro das informações feitas por um instrumento de medida são também designados por leitura, tais como a leitura da água ou da energia. Sabemos que é impossível ler tudo, mas, conforme Monteiro Lobato, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”.
Por meio da leitura e de nossa visão global alcançamos o domínio da palavra. Trocamos ideias e informações para tentar entender o mundo que nos cerca. Quem tem o velho hábito de ler dificilmente abre mão dessa prática. As preferências variam entre livros, revistas, jornais. São temas de interesse geral abordados por autores conhecidos. Com domínio de conhecimento tudo de bom e oportuno virá ao seu encontro: bons amigos, criaturas simpáticas e outros que compartilharão seu caminhar.
Então, vamos ousar com novas leituras?
Ler é sonhar, amar, querer, buscar. Buscar o prazer que a boa leitura pode nos ofertar.


Deixe seu comentário


Publicidade