Notice: Undefined variable: fbImagem in /home/diarioap/public_html/wp-content/themes/diariodoamapa/header.php on line 12

Artigos

Luiz Gonzaga Bertelli – Diretor da Fiesp (Colaborador)

O peso da matemática   A matemática é uma disciplina assustadora para a maioria dos alunos, avessos aos cálculos. Muitos consideram-na desnecessária e abstrata, sem entender a verdadeira utilidade das equações e expressões aritméticas. No entanto, é uma disciplina que nos acompanha no dia-dia, quase que o tempo todo.   Na cozinha, é necessário medir […]

Compartilhe:

O peso da matemática

 

A matemática é uma disciplina assustadora para a maioria dos alunos, avessos aos cálculos. Muitos consideram-na desnecessária e abstrata, sem entender a verdadeira utilidade das equações e expressões aritméticas. No entanto, é uma disciplina que nos acompanha no dia-dia, quase que o tempo todo.

 

Na cozinha, é necessário medir a quantidade dos ingredientes para que a receita saia impecável. No supermercado, como calcular o que pode ser gasto para não pesar no orçamento, sem usar as operações matemáticas?


Para os estudantes, a disciplina também é fundamental, como base para o estudo de outras ciências como a física e a química. Até mesmo em história e geografia, a matemática está viva, como nos cálculos de tempo, mortalidade infantil e população economicamente ativa.

 

Tratada com importância ímpar, desde os filósofos gregos como Thales de Mileto e Pitágoras, a disciplina precisa ser reinventada em nossas escolas para que a ojeriza dos alunos diminua e que tenham mais prazer ao descobrir as belezas de suas fórmulas.

 

Dados da Prova Brasil 2013, realizados com alunos do 9.° ano do ensino fundamental, no entanto, mostram que estamos distante dessa realidade. O desempenho dos alunos na disciplina piorou em relação à prova anterior.

 

A avaliação ocorre a cada dois anos e os resultados servem para a formulação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pelos dados, apenas 25% dos alunos têm conhecimentos adequados em matemática, o que demostra que estão chegando defasados ao ensino médio.

 

É uma situação preocupante, já que a disciplina é base para carreiras importantes como a engenharia e as áreas de tecnologia, setores que costumam alavancar o desenvolvimento econômico e social de um país.

 

Além disso, a matemática ajuda no raciocínio lógico e leva o estudante a um melhor poder de concentração. É importante que os professores estejam preparados para apresentar aos alunos a relevância da matéria, com uma didática criativa, que incentive os estudos e tire o peso do fantasma ainda existente nos bancos escolares.

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *