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O ensino de ciências nas séries finais do Ensino Fundamental (I)

Entre as primeiras experiências químicas executadas por seres humanos está a transformação da matéria com uso do fogo.


Adelson Nunes Coelho – Professor
Articulista

O ensino público formal no Brasil está permeado de dificuldades em termos de recursos para as práticas escolares e formação continuada dos profissionais da educação. O presente trabalho propõe-se colaborar com uma discussão acerca da necessidade de tornar mais práticas às aulas da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental, por meio de experiências cotidianas simples que venham contribuir para o entendimento da Química Escolar. Inicialmente foi apresentada de maneira sucinta a transição entre a Alquimia e a Química Moderna. Posteriormente foi indicada a importância da Química como ciência chave para explicar as transformações da matéria. Finalmente, é descrito como as aulas práticas de Química no universo escolar podem colaborar substancialmente para o aprendizado da disciplina Ciências por alunos de Ensino Fundamental.

Entre as primeiras experiências químicas executadas por seres humanos está a transformação da matéria com uso do fogo. Com o uso e domínio do fogo, os humanos viram a possibilidade de transformação irreversível de determinadas propriedades da matéria. Inicialmente, a transformação dos alimentos e, posteriormente, materiais metálicos e areia. A observação humana de que determinados materiais podem ser transformados em algo diferente da matéria prima inicial, realizada por meio de registros empíricos e de experimentos executados em laboratório visando à alteração na matéria, culminou na certeza de que determinadas substâncias tinham grande poder de transformação.

O período exato de quando os seres humanos começaram a se interessar pelo poder transformador da matéria é incerto. Sabemos que foi através dos trabalhos dos alquimistas que chegamos à Química Moderna. Mesmo não sendo possível determinar precisamente o início da Química Moderna, sabemos que a passagem da Alquimia para a Química foi um processo lento e demorado.

A Alquimia surgiu em Alexandria e perdurou de 300 a.C. até por volta de 1500 d.C. Segundo Stratern (2013), a Alquimia se difundiu principalmente pela Europa, China, Índia, Oriente médio e parte da África. No ideário da Alquimia havia a ideia de que chumbo e outros metais poderiam ser transformados em ouro por meio do processo da transmutação. Mesmo cercada de misticismo e superstições, a Alquimia desenvolveu técnicas de laboratórios utilizadas até hoje em Química, sendo o primeiro passo para o surgimento e desenvolvimento da Química Moderna.

Do egípcio kēme que significa (“terra”), a ciência Química, ao longo de sua estruturação, conquistou um lugar central e essencial em muitas áreas do conhecimento humano. A Química é a ciência que se dedica ao estudo da composição, da estrutura e das propriedades da matéria, bem como as alterações sofridas durante as chamadas reações químicas (STRATERN, 2013).

A base desta ciência é, essencialmente, empírica. Ela recorre ao método científico para realizar as suas descobertas através da observação, da experimentação e da quantificação.  No corpus da Ciência Química, há diversos ramos que agrupam os tipos de pesquisa que realizam ou a classe de matéria que estudam. Podemos mencionar a Química Orgânica, a Química Inorgânica, a Bioquímica, a Físico Química (que analisa os aspectos qualitativos e quantitativos dos sistemas químicos), a química analítica e a neuroquímica, dentre outras.

Os processos naturais atinentes à Química como tópico da disciplina Ciências no Ensino Fundamental envolvem partículas fundamentais (elétrons, prótons e nêutrons) e compostas (núcleos atômicos, átomos e moléculas), temas de interesse às diversas outras disciplinas. Assim, a Ciência Química faculta conhecimentos a diversas áreas do conhecimento científico, como a Biologia, a Medicina, a Farmácia, a Geologia, a Astronomia e a Engenharia.


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