Artigos

Os segredos de Marte

Sabe-se que a água em Marte é muito menos abundante que na Terra. Sua maior parte se encontra aprisionada na chamada criosfera. Ainda não está confirmada existência de massa líquida capaz de criar uma hidrosfera. Apenas uma pequena quantidade de vapor d’água se encontra na atmosfera. Lá, temperaturas passam abaixo dos -23ºC, fato que aumenta possibilidade de existência de vida no Planeta Vermelho.


Wellington Silva – Jornalista e historiador
Articulista

Que segredos esconde Marte? Existe vida no Planeta Vermelho?

Recentemente, a sonda espacial Curiosity descobriu água salinizada em Marte, descoberta que cientificamente pode abrir um leque de fortes hipóteses ou indícios de vida naquele planeta. Sim, porque o elemento água, dada a sua natureza, é um forte indutor de geração de vida.

Como começa Gênesis, no Livro da Lei, o Código Moral da Humanidade?
O Espírito de Deus se movia sobre as águas. Disse Deus: Faça-se a luz, e a luz foi feita.

Fez a separação entre luz e trevas, dia e noite. Expandiu as águas, rios, mares e oceanos, e novamente disse:

– Produzam nas águas, abundantemente, répteis e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

E Deus criou as grandes baleias e todo réptil vivente, conforme suas espécies, e viu que era bom. Os abençoou, dizendo: Multiplicai-vos e habitai as águas dos rios, mares e oceanos.

Neste particular, ciência, fé e religião convergem para um só raciocínio lógico:

Toda vida na Terra foi iniciada na água, fonte da vida, um dos mais significativos elementos da natureza terrestre.

Que vidas microscópicas ou não habitarão Marte, se lá ainda existe água, apesar de sua geografia visual aparentar um deserto aos olhos da Curiosity?

Essa é a pergunta que muitos cientistas buscam responder.

2033 é a previsão do envio de astronautas para o planeta vizinho da Terra.

Sabe-se que a água em Marte é muito menos abundante que na Terra. Sua maior parte se encontra aprisionada na chamada criosfera. Ainda não está confirmada existência de massa líquida capaz de criar uma hidrosfera. Apenas uma pequena quantidade de vapor d’água se encontra na atmosfera. Lá, temperaturas passam abaixo dos -23ºC, fato que aumenta a possibilidade de existência de vida no Planeta Vermelho. A água líquida não pode ficar muito tempo nesse estado em função das mudanças climáticas ocorridas sobre sua superfície. Mesmo assim a pesquisa indica que no passado lá teria existido água em estado líquido suficiente para fluir sobre sua superfície, algo semelhante aos oceanos da Terra.

Mas, a pergunta intrigante que não quer calar não é a questão da água em Marte, descoberta divulgada pela Nasa no dia 28 de setembro de 2015. A pergunta básica é:

Como seria Marte há 75 milhões de anos? Como e de que forma lá foram construídas pirâmides estrategicamente posicionadas? Seriam coordenadas de voo? Orientação de navegação? Habitat de inteligências? Espaço cultural de cultos?

O certo é que elas estão lá, por longos anos, finalmente e atualmente confirmadas pelo site da Nasa, a Agência Aeroespacial Norte Americana. A nave Curiosity capturou imagens e teorias já sugerem novos debates sobre existência de civilização inteligente. As informações estão no site britânico The Mirror:

“As pirâmides são praticamente do tamanho de carros e alguns cientistas acreditam que elas não são nada mais que formações rochosas”.

O canal You Tube Paranormal Crucible vai mais longe e insiste:

“Aquele é um projeto perfeito e também o resultado de um projeto inteligente e certamente não é um truque de luz e sombra”.
Outros pesquisadores sugerem que a pirâmide é simplesmente a ponta de uma estrutura maior enterrada no subsolo.


Deixe seu comentário


Publicidade