Artigos

Qual o mundo que quero criar (e deixar) para minha filha?

Foi no dia 15 de maio de 2017, que a minha visão de mundo mudou para sempre. Por mais que os nove meses de gestação parecessem tempo suficiente para que minha ficha caísse, somente neste dia


Leandro Menezes
Articulista

 

Sou pai de uma linda menina de 3 anos e todos os dias ela me faz ter um olhar diferente sobre o mundo. Passei a enxergar todas as suas complexidades como pai de menina e não somente como homem e marido, mas confesso que tive que passar por algumas mudanças para me tornar mais consciente e poder educá-la para um mundo que, infelizmente, traz muitos desafios às mulheres e isso me preocupa.

Foi no dia 15 de maio de 2017, que a minha visão de mundo mudou para sempre. Por mais que os nove meses de gestação parecessem tempo suficiente para que minha ficha caísse, somente neste dia, a partir da primeira troca de olhares, foi que realmente eu entendi o quão profundo ia ser,
Por coincidência, ou não, a data do nascimento da Liz, está exatamente no meio de outras duas grandes mudanças pessoais. Em 2016, já empreendendo há cinco anos, me deparei com a necessidade de tomar decisões difíceis que beiravam a tênue linha entre a sobrevivência do meu negócio e a manutenção dos meus princípios morais e éticos. Falo isso, porque alguns dos meus concorrentes deliberadamente “esqueciam” dessa “palavrinha”, mas, graças à formação correta que obtive dos meus pais, percebi ali que não me identificava mais com esse mundo do “business as usual”. Durante uma das minhas leituras, me deparei com o conceito dos negócios sociais e de impacto positivo começando e a partir dali senti uma mudança de ares profissionais para uma direção mais coerente com o que eu penso do mundo.

Na outra ponta, em abril de 2018, eu me tornava sócio da Positiv.a e lá, meus sócios, minhas sócias e todo o time me fizeram perceber em profundidade o quanto o modelo de mundo atual não funciona mais. Esse modelo nos distanciou drasticamente da essência da vida, com suas práticas desumanas e desconectadas da nossa verdadeira natureza. Maltratamos a terra, a maior das nossas casas, desprezamos o nosso corpo, nos tornando escravos da nossa própria ganância, produzindo efeitos desastrosos em todas as esferas do planeta.

Que bom que o mundo dos negócios despertou para uma nova abordagem. Não tenho dúvidas que a busca pelo propósito além do lucro, aliado ao consumo mais consciente será uma das grandes viradas que precisamos. Além dessas mudanças, acrescento aqui, a necessidade de termos um mundo com mais lideranças femininas. Será um lugar melhor para todos e a vida me deu a chance de educar a minha filha para que ela seja consciente de todos os desafios que terá como mulher e, para isso, meu objetivo como pai é mostrar que ela é capaz de ser o que quiser e quando ela quiser, apesar de todos os desafios que ela enfrentará em um mundo machista e desigual.

O mundo precisa de homens melhores e esse é, talvez, meu primeiro grande passo para ajudar a construir o mundo que quero deixar para ela. Não tenho dúvidas que me cercando de pessoas boas, caridosas, de coração aberto, espiritualizadas no sentido real da palavra e através do exemplo, começando dentro de casa, a minha filha será como estas pessoas. Exemplos valem muito mais que conselhos e pretendo manter-me firme e coerente neste caminho.


Deixe seu comentário


Publicidade