Artigos

Semana do Endocrinologista

Com pouco mais de 50 anos de organização, destaca-se das áreas básicas, as quais já remontam mais de 200 anos de reconhecimento!


Advaldo V. Barros
Médico

 

Dentre as Especialidades Clínicas, uma das mais “jovens” e desafiadoras é a Endo (endos, interno) + Endócrino (glândulas internas= secretoras de hormônios) + Endocrinologia (equivale ao estudo das glândulas de secreção interna, aquelas que produzem hormônios) & Metabologia (trata as doenças e distúrbios do funcionamento orgânico fisiológico, normal). Com pouco mais de 50 anos de organização, destaca-se das áreas básicas, as quais já remontam mais de 200 anos de reconhecimento!

Sendo um campo de matriz da Medicina Interna (ou Clínica Médica), tem inúmeras nuances e peculiaridades, sendo a mais curiosa, diferentemente das demais, é ser uma das poucas áreas do saber em que o MD especialista acompanha todas as fases da vida de um ser humano; desde seu nascimento (alterações genéticas, distúrbios no “teste do pezinho”, anormalidades congênitas); atrasos no crescimento da fase infantil, transtornos da puberdade (sejam precoces ou tardios), infertilidade masculina e feminina até à andropausa e menopausa, chegando às enfermidades da senilidade (osteoporose, sarcoidose do idoso e doença de Paget óssea, por exemplo)!

As principais áreas de atuação passam pelo Diabetes Insipidus e Mellitus (DMT1, LADA, DMT2, Moddy, Gestacional, Flatbush); Patologias da Tireóide (Bócios, nódulos, hipertireoidismo/ Basedow, hipotireoidismo / Hashimoto); desnutrições e obesidade; alterações de gorduras no fígado (Esteatose Hepática); distúrbios da menstruação (amenorréia primária, peri-climatério); hiperprolactinemia e doenças hormonais da glândula mamária; doenças adrenais (Hipertensão e distúrbios metabólicos); alterações do metabolismo ósseo; Endocrino-pediatria; disfunções dos hormônios sexuais na meia-idade são alguns dos casos frequentes da prática clínica diária…

Como uma especialidade ampla e bastante complexa, que atua nos campos da Biologia Molecular, Genética Médica, exames de imagens (desde um simples Raio-X até à Medicina Nuclear), o médico que abraça essa área das Ciências da Saúde haverá que trabalhar em equipe multidisciplinar, com um senso de compromisso e seriedade sacerdotais; que o levem a décadas de estudos, congressos, aperfeiçoamentos, simpósios, viagens, investimentos em tempo de leitura / estudos de artigos em revistas indexadas, tanto nacionais quanto internacionais, bem como tenha a capacidade e a simplicidade para, com didática e clareza, semear seus conhecimentos entre os seus pares; além de “traduzir”, para termos e expressões leigas, seus vastos e profundos conhecimentos de maneira clara e simples; sempre em favor do seu alvo maior: o bem-estar de seus pacientes !!!
Considero, caro (a) leitor(a), bastante oportuno prestigiar e destacar dois colegas que merecem todo o meu respeito e admiração, pelas qualidades elencadas acima; além de compartilharem de uma longa e preciosa amizade com esse modesto esculápio do Norte do Brasil, ainda que residindo em cidade / estado distantes da nossa “capital morena”… neste dia 01 de setembro, dedicado ao Endocrinologista brasileiro, presto minhas homenagens aos nobres colegas, Profs. Drs:. Leão e Roberto Zagury, residentes e atuantes na cidade do Rio-RJ!

Pai e filho amam, estudam, ensinam e multiplicam sua arte de tratar e cuidar dos enfermos, além de conferencistas de primeira linha, renomados no país e em outros continentes, têm sido fonte de inspiração para várias gerações de médicos (as) apaixonados (as) pela nossa Especialidade da Endocrinologia&Metabologia…

Na dedicatória de um de seus livros, durante Congresso da SBD em Fortaleza-CE (“Tratamento Atual do Diabetes Mellitus”, 1ª. Ed., 2009), prof, Leão escreveu-me: “com o desejo de ser útil”… e tem sido, estimado colega; para seus pacientes, alunos e colegas médicos! Nas vossas mãos, e sob vossas canetas, a Endocrinologia brasileira vem avançando e superando obstáculos; feliz semana, com muita SAÚDE!


Deixe seu comentário


Publicidade