Cidades

Adesão ao Simples Nacional encerra no fim deste mês

Encerra no próximo dia 30 o prazo para que as micro e pequenas empresas do Brasil



 

Encerra no próximo dia 30 o prazo para que as micro e pequenas empresas do Brasil optem em alterar seu regime atual de tributação e aderir ao Simples Nacional. Em 2015 há muitas novidades. A mais relevante é a possibilidade de novas atividades empresariais com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, em especial prestadoras de serviços, que estão liberadas para optar por essa forma de cálculo dos tributos.

Entre as novas atividades que podem aderir ao Simples Nacional estão fisioterapia, corretagem de seguros, serviços advocatícios, jornalismo e publicidade, arquitetura, engenharia e representação comercial. Mas é preciso ficar atento, principalmente porque muitas dessas atividades estão sujeitas a alíquotas de 16,93% a 22,45%. Por isso, com as mudanças, a adesão ao regime dependerá do porte e do faturamento da empresa, não mais da atividade exercida.

As alterações no regime do Simples apresentam uma outra grande vantagem para essas novas atividades: a simplificação tributária, pois os oito impostos – municipais, estaduais e federais – serão pagos em uma única guia (DAS). Nesse regime, o empresário também pode pagar menos impostos, com redução de até 40% no valor. Mas como foram instituídas tabelas, o importante é cada setor verificar em qual delas está incluído, para saber a alíquota que vai pagar.


Deixe seu comentário


Publicidade