Cidades

Agosto Dourado: Banco de Leite Humano encerra campanha de incentivo à amamentação

Sessão de fotos com mães e bebês em tratamento no Hospital da Mulher marcou o fim da programação.


Foto: Claudia Cavalcanti

A programação do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, chegou ao fim nesta terça-feira, 31, com uma sessão de fotos em homenagem as mães que precisam ir diariamente ao Banco de Leite Humano (BLH) para retirar leite, pois estão com bebês internados ou  em tratamento no Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml) .

O BLH realizou a programação durante todo mês de agosto, com o tema  “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. Nesses dias, foram realizados eventos como ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’ e um mamaço para lembrar profissionais da saúde e mamães a respeito da importância da amamentação no desenvolvimento do bebê.

Para encerrar a campanha foi realizada uma programação interna que envolveu todos os setores do HMML. Os servidores participaram de um jogo de perguntas relacionadas ao aleitamento, já que durante todo o mês eles participaram semanalmente de rodas de conversas com informações sobre o aleitamento.

Segundo a coordenadora do BLH, Darcineide Dias, essa foi a forma encontrada para chamar a atenção para a adesão e proteção do aleitamento.

“Precisamos lembrar que apesar da campanha ser em agosto, a importância do aleitamento e das doações é o ano inteiro. O Banco de Leite é uma parte do hospital e precisamos atuar em conjunto desde a entrada dessa mãe para que ela receba informações sobre o aleitamento e de como ela pode ajudar outros bebês com a doação do seu leite”, explicou.

Como ser doadora

Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a interessada por ir até o Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central.

Outro meio de ajudar é através do número (96) 98115-9018, que também é WhatsApp. Os servidores podem atender a domicílio, conforme a situação.

A doadora precisa ter em mãos o cartão de pré-natal. Caso seja necessário, testes rápidos poderão ser refeitos. Ao ser aprovada, ela faz um cadastro e recebe orientações sobre assepsia da mama e cuidados com o armazenamento do leite.

Com as informações repassadas, a doadora pode tirar o próprio leite e entregar os recipientes no Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o produto na residência.


Deixe seu comentário


Publicidade