Cidades

Amapá acende alerta vermelho para casos de coronavírus

Ministério da Saúde revela que Amapá entrou no status de emergência para o contágio. Amapaenses relaxaram no isolamento social e Estado pode tomar medidas mais duras.


Lana Caroline

Da Redação

 

Durante uma coletiva, realizada na quarta-feira (08), com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi revelado que o Amapá está entre os estados com o status de emergência em saúde, e Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS, falou ao programa LuizMeloEntrevista (90.9 FM), sobre o avanço no números de casos da Covid-19 no estado.

“Realmente avançamos para um status nacional de emergência em saúde, isso é uma novidade lamentável. O estado agora passa a ter o status de transmissão comunitária, isso significa que é o alerta máximo e que precisamos, de fato, fazer algumas reflexões”, falou Dorinaldo
O superintendente explica que o aumento dos casos se deu por dar vazão às amostras que estavam reprimidas e também de testes rápidos nos hospitais em profissionais da saúde. “Só no no Hospital de Emergência nós tivemos 200 testes rápidos e dentro desse número tivemos positivos e eles já foram isolados. Dos 200 testes, 7 atestaram positivo para coronavírus”, falou.

Dorinaldo, enfatizando que foi aumentada a capacidade de resposta laboratorial tanto do Laboratório Central (LACEN/AP) com 94 amostras diárias, quanto nos laboratórios particulares, com 20 amostras por dia. Ele reafirmou que sem o isolamento social, o sistema de saúde entra em colapso.

“Nas medidas que tomamos no primeiro momento, acertadas pelo governo do Estado e a prefeitura da capital, as pessoas entenderam o recado, porém, ontem todas nossas avaliações deram conta de que as pessoas relaxaram e isso não é só no Amapá, é no Brasil todo. Vamos usar medidas, inclusive, do ponto de vista do pior cenário, para reforçar a política de contenção pelo isolamento social. Se a população não ajudar, podemos entrar num colapso no sistema de saúde”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade