Cidades

Amapá adere ao programa nacional de escola em tempo integral do MEC

Oito escolas estaduais vão oferecer o novo sistema a partir de 2017; programa atende às metas do PNE e PEE.


O Estado do Amapá aderiu ao Programa Nacional de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio, do Ministério da Educação (MEC). A partir de 2017, oito escolas estaduais vão oferecer essa etapa da Educação Básica em Tempo Integral aos alunos das primeiras séries do Ensino Médio.

Em Macapá, cinco escolas estaduais foram selecionadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para ofertar o ensino médio em tempo integral: Tiradentes, Raimunda Virgolino, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Colégio Amapaense e José Firmo do Nascimento. Outras três escolas são do município de Santana: Augusto Antunes, Alberto Santos Dummont e Elizabeth Picanço Esteves.
Das 8 escolas, apenas três delas, Colégio Amapaense, Raimunda Virgolino e Tiradentes foram deferidas com ressalvas pelo MEC, para adequações de infraestrutura. As demais já foram aprovadas pelo Ministério.

O Programa de Fomento atende às metas 6, do Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), de 2014 e 2015, respectivamente.

Os planos preveem a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e, 25% das matrículas devem ser integrais, até o fim de suas vigências, que têm duração de 10 anos, cada.

A Seed, além das secretarias de outros 25 estados e Distrito Federal inscreveram, ao todo, 290 mil estudantes de 586 escolas no programa. No Amapá, 1.325 alunos deverão ser contemplados nessa primeira fase do programa, que foi instituído pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro deste ano, e pela Portaria do MEC nº 1.145, de 10 de outubro.

Serão 128 profissionais entre professores, coordenadores pedagógicos, salas ambientes e equipe gestora, que receberão treinamento para atuar de acordo com a metodologia adotada pela Escola em Tempo Integral.

Para coordenar o processo de implantação no Estado, a Seed criou uma equipe multidisciplinar, que inclui especialistas pedagógicos, de gestão e de infraestrutura. Essa equipe está recebendo a consultoria do Instituto Sonho Grande e do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que têm como objetivo apoiar a implantação, com suporte no planejamento, execução e mensuração de resultados.


Deixe seu comentário


Publicidade