Cidades

Amapá tem a 2ª maior proporção de pessoas de 0 a 17 anos no Brasil

O estado também apresenta a segunda menor proporção de idosos com 60 anos ou mais.


O IBGE divulgou nesta sexta-feira (22), dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características Gerais dos Moradores (PNAD Contínua), referente ao ano de 2021. A população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% ante 2012, ano em que foi iniciada a série histórica.

 

O Amapá tem uma população estimada em 877.613 pessoas, chamando a atenção para a proporção de moradores com idade de 0 a 17 anos no estado: 32,3% dos amapaenses têm essa faixa etária. No ranking do país, o Amapá tem a segunda maior proporção de pessoas de 0 a 17 anos.

 

Outro dado interessante diz respeito ao percentual de idosos na população amapaense, que é o segundo menor do país: 8,4% dos moradores têm 60 anos ou mais.

 

Cor

Segundo a pesquisa, 15% dos amapaenses declararam ter cor branca, 7,2% cor preta e 77,3% se consideram pardos.

 

Moradia

O Amapá tem o maior percentual do Brasil de famílias estendidas- constituídas pela pessoa responsável com pelo menos um parente, formando uma família que não se enquadre em um dos tipos descritos como nuclear. Um exemplo comum são os filhos ou filhas que têm filho e ainda moram com os pais. Pelo menos 26% das moradias são habitadas na forma estendida no estado.

 

Censo 2022

Outros dados mais detalhados serão coletados através do Censo 2022, que inicia as pesquisas de campo no dia 1 de agosto.


Deixe seu comentário


Publicidade