Cidades

Aos 80 anos, morre em Fortaleza a cirurgiã plástica Zeneide Alves de Souza

Havia três meses que ela lutava contra uma bactéria que lhe atingiu os rins


Imagem: Reprodução/Facebook

Morreu neste sábado (19) a cirurgiã plástica Zeneide Alves de Souza, aos 80 anos de idade, um dos nomes mais respeitados da medicina no Amapá. Ela estava em Fortaleza, no Ceará, onde fazia tratamento desde que foi atingida, três meses atrás, por uma infecção bacteriana que afetou seus rins. Seu corpo será transladado para Macapá.

 

Zeneide Alves de Souza foi pioneira na realização de cirurgias plásticas no Amapá, onde trabalhou por mais de 40 anos, tendo atuação destacada na recuperação de mulheres e crianças vítimas de escalpelamento em embarcações.

 

Parte da história de Zeneide está relatada no livro “Desafios de uma Cirurgiã Plástica na Amazônia”, que em julho foi colocado à venda pela internet para arcar com parte das despesas do tratamento.

 

Ela também foi secretária de Saúde do Amapá, diretora do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e por mais de 30 anos atuou no Hospital de Emergências (HE), setor de queimados.

 

Zeneide Alves também atuou no magistério. Ela foi aluna da antiga Escola Doméstica de Macapá, atual Escola Santina Riolli, e conseguiu emprego como professora regente do ensino primário no interior do então Território do Amapá. Confo rme rela ta em sua obra, foi uma aluna indisciplinada e questionadora das regras e normas da escola, por muitas vezes quebrando a ordem e sendo castigada por isso.

 

A aprendizagem na Escola Doméstica também foi-lhe útil para progredir na carreira do Magistério. Aproveitou-se da oportunidade de prestar um processo seletivo para estudar Cursos de Artes Industriais fora do Amapá. Nesta seleção, conseguiu aplicar suas habilidades em pintura e artes manuais, que adquiriu na escola, e obter aprovação para uma das vagas requeridas.


Deixe seu comentário


Publicidade