Cidades

Aprovação de estudantes da rede estadual em universidades pública aumenta 200% no Amapá

Resultado aponta crescimento de mais de 200%. Em 2019, o número de estudantes egressos de escolas estaduais aprovados foi de 101.


O sonho de muitos estudantes é ingressar no ensino superior público para a vida profissional de sucesso. No Amapá, 308 alunos da rede estadual saíram do ensino médio direto para universidades estaduais, federais e, até, em Portugal.

Os aprovados foram selecionados por meio de processos seletivos próprios das universidades e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) destaca que o número de admitidos pode ser bem maior, visto que ainda está em processo de chamada dos classificados nas listas de espera do Sisu e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os alunos são de escolas estaduais, oriundos dos modelos:
Ensino regular
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino em tempo integral
Gestão compartilhada militar

Mais aprovados
Com esse resultado, o número de estudantes da rede estadual aprovados em universidades públicas superou os 200% no comparativo do ano anterior. Em 2019, a soma de 101 aprovações.

Para a Seed, o dado positivo é resultado de um conjunto de ações: o comprometimento de professores e corpo pedagógico em ofertar projetos específicos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dedicação do estudante e apoio familiar.

Além disso, a secretaria destaca que desenvolve estratégias para criar ambientes favoráveis à aprendizagem e também proporcionar mais preparo para os vestibulandos, como o Programa Educação para a Paz e Central do Enem.

“É um momento de celebração pela conquista dos nossos estudantes e também de parabenizar cada um que faz parte desse ciclo de aprendizagem”, pontuou a secretária-adjunta da Seed, Neurizete Nascimento.

Calouro Folia 2020
Diretores, professores, estudantes e pais estão convidados para uma comemoração no dia 20 de fevereiro, a partir das 16h, na Secretaria de Estado da Educação, que fica na Avenida FAB, no Centro de Macapá.
Será a “Calouro Folia 2020”, evento de celebração para todos os estudantes da rede estadual aprovados para o ensino superior.


Deixe seu comentário


Publicidade