Cidades

Assistência Social atuará na prevenção de situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes

A ação visa prevenir situações que exponham crianças e adolescentes em vulnerabilidade durante o Desfile das Escolas de Samba que ocorrerá nos dias 21 e 22 e do bloco “A Banda”, no dia 25.


Com a proposta de atuar na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), juntamente com os conselheiros tutelares de Macapá e o Comissariado da Infância e Juventude, intensifica neste período de folia carnavalesca o trabalho de abordagem social. A ação visa prevenir situações que exponham crianças e adolescentes em vulnerabilidade durante o Desfile das Escolas de Samba que ocorrerá nos dias 21 e 22 e do bloco “A Banda”, no dia 25.

A secretária de Assistência Social e do Trabalho, Mônica Dias, explica que os serviços desenvolvidos no período carnavalesco não se restringem a fiscalização de garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes, mas também conscientizar a população contra preconceitos. “A presença da Semast é uma garantia de direitos, principalmente para firmar os relacionados a crianças e adolescentes. Mas também atuaremos no processo de conscientização, tanto contra o preconceito, a homofobia e a violência contra mulher”.

Os serviços serão feitos de forma conjunta, permitindo a atuação efetiva dos conselheiros tutelares das zonas norte e sul da capital. O trabalho terá como foco principal menores, com ou sem autorização, em horário inapropriado, que estejam desacompanhados ingerindo bebida alcoólica, e estejam executando atividades inapropriadas para crianças e adolescentes.

Além de atuar diretamente em meio aos foliões, a ação contará ainda com unidade fixa para atendimento dentro da estrutura que receberá o desfile. A Semast conta com o apoio ainda da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP).

Investimento

A realização do desfile é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolumbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do governo do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade