Cidades

Autoridades e população inauguram nova ponte ‘Sérgio Arruda’

Estrutura arquitetônica passou quatro meses em obra viabilizada por emendas parlamentares e pelo Tesouro Municipal


 

Douglas Lima
Editor

 

Nesta sexta-feira, dia 15 de março, a ponte ‘Sérgio Arruda’, com novo design, depois de quatro meses será reaberta para o fluxo de veículos como obra fundamental na conexão entre as zonas norte e sul de Macapá, e também importante para a mobilidade de toda a capital.

 

 

A reabertura da estrutura arquitetônica será marcada por cerimônia com a presença do prefeito Antônio Furlan, senador Davi Alcolumbre, deputado federal Vinícius Gurgel e outras autoridades, destacando-se também uma grande participação popular.

 

 

A nova ponte Sérgio Arruda beneficiará em torno de 120 mil pessoas, em mais de 20 bairros, somente na zona norte da cidade. A estrutura conta com quatro faixas de rolamento, três para fluxo de veículos da zona sul para a norte, e uma no sentido contrário. Há também uma ciclovia.

 

 

Executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), a ponte teve aprovo do Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, e custo de R$ 10 milhões oriundos de emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre e do deputado federal Vinicius Gurgel.

 

 

O Tesouro Municipal deu contrapartida de R$ 6 milhões para modernizar o entorno da ponte. “Prevendo a obra, antes construímos a Via Expressa Anníbal Barcellos, no Pantanal, e pavimentamos o lado do muro da Infraero, pontos alternativos do trânsito nos últimos meses”, explica o prefeito Furlan.

 

“Um momento histórico que mudará a vida da população. Uma obra moderna e de grande relevância, que proporcionará qualidade de vida com um trânsito seguro para todos”, escreve Furlan no convite para a inauguração da ‘Ponte Sérgio Arruda’, nesta sexta, às 9h.

 

Alunos do Curso de Engenharia da Unifap foram os elaboradores do projeto arquitetônico da nova ponte Sérgio Arruda, prevendo requalificação de vias ligadas à estrutura. Cássio Cruz, titular da Semob, ressalta que não houve necessidade de desapropriações na área e no entorno da obra.

 

 

O secretário Cássio também diz que um destaque do projeto da Sérgio Arruda é a acessibilidade com meio-fio e passeio com rampa de travessia, piso tátil de alerta e direcional, além de guarda-corpos em toda a calçada pertencente à ponte sobre o canal.

 


Deixe seu comentário


Publicidade