Cidades

Cartório de Registro de Imóveis de Macapá emprega Inteligência Artificial no atendimento ao público

Marcelo Porpino explica ainda que quando um contrato ou título tramita no Cartório de Registro de Imóveis de Macapá na forma de um processo interno, “e é sobre esses andamentos que o usuário poderá acessar por meio da Alexa e da Eloyana: em que etapa está o trâmite, se foi gerada alguma exigência, se já está pronto o registro etc.”


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou o Provimento nº 74, que dispõe sobre padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços notariais e de registro do Brasil. A Norma também determina que os tais serviços adotem políticas de segurança de informação com foco na confidencialidade, disponibilidade, autenticidade e integridade dos dados, incluindo mecanismos preventivos de controle físico e lógico. Assim, como forma de dar aplicação ao Provimento 74, a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do TJAP incluiu entre os diversos itens examinados nas inspeções correicionais a verificação do efetivo atendimento a esta norma.

De acordo com a juíza auxiliar da CGJ, Lívia Cardoso, a medida é importante por estimular a modernização dos serviços cartoriais e uma harmonia mais estreita da atividade com a incessante evolução tecnológica que o mundo experimenta. “Avalio toda essa evolução tecnológica como muito positiva, pois o mundo mudou e todos os setores, tanto no poder público como na iniciativa privada, e o Cartório de Registro Imobiliário de Macapá está um passo à frente de todos os demais no que diz respeito a essa questão de empregar bem a tecnologia”, registrou.

“Hoje estamos convencidos de que a não implementação de ferramentas tecnológicas significaria ficar para trás”, declarou a magistrada, acrescentando que “trata-se de uma adequação inevitável aos novos tempos”. Segundo a juíza Lívia, a inteligência artificial veio para ajudar no trabalho interno e ainda agilizar no atendimento de demandas, garantiu. “Inclusive evitando o erro humano”, lembrou a juíza, acrescentando que “a população e cartórios ganham bastante com a celeridade e precisão possibilitada pelo sistema”.

Em Macapá, o Cartório de Registro de Imóveis se destacou por atuar com inteligência artificial na prática dos seus atos. Os sistemas batizados de “Eloyana e Alexa” são utilizados para informar aos usuários a situação em tempo real de seus processos, inclusive por acesso remoto.

Segundo o oficial substituto do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Macapá, Marcelo Porpino, a IA Eloyana já estava sendo usada na unidade há algum tempo para consulta de títulos apresentados para registro. “A dificuldade inicial era somente ser possível acessar o recurso presencialmente apenas presencialmente”, relatou, mas ressaltando que “mas nosso setor de Tecnologia da Informação, capitaneado pelo André Melo, conseguiu fazer uma interação da Eloyana com a Alexa (da Amazon), o que agora possibilita acessar o sistema de qualquer lugar do mundo, bastando instalar o aplicativo no celular”.

Marcelo Porpino explica ainda que quando um contrato ou título tramita no Cartório de Registro de Imóveis de Macapá na forma de um processo interno, “e é sobre esses andamentos que o usuário poderá acessar por meio da Alexa e da Eloyana: em que etapa está o trâmite, se foi gerada alguma exigência, se já está pronto o registro etc.”

“Chega a ser assustador o quanto ficou rápido para o usuário acessar estas informações”, acrescentou Porpino. “Não foi à toa que nosso cartório foi um dos que mais se destacaram em tecnologia e ineditismo no ano passado, e estamos sempre inquietos no sentido de surpreender e atender melhor o nosso público”, concluiu.

André Melo relata que a iniciativa partiu da necessidade de dinamizar o atendimento oferecendo mais um canal (além de telefone, portal e e-mail e aplicativos de mensagem) e evitando o deslocamento para atendimento presencial. “Por meio de comandos de voz o usuário já pode acessar a informação que busca e esperamos que com a divulgação seja ainda mais utilizada – tecnologia ainda inédita no estado”, acrescentou.

“Em breve teremos uma versão ainda mais completa e capaz de responder questionamentos e necessidades mais complexos”, concluiu André Melo.

Tutorial Alexa/Eloyana
A ELOYANA é uma inteligência artificial desenvolvida para facilitar a consulta do andamento processual, utilizando a tecnologia de comando de voz. Atualmente essa ferramenta foi aperfeiçoada e interligada à Alexa da Amazon como skill (habilidade), o que permite uma maior abrangência e divulgação da consulta de processo em qualquer lugar do Mundo.

Segue o passo a passo para instalação e utilização da ferramenta:

1 – Abra a loja de aplicativo (play store ou app store), procure e instale a ALEXA da Amazon;
2 – Cadastre-se no sistema da AMAZON e siga os passos para ativar a ALEXA;
3 – Clique no menu (três tracinhos) superior esquerdo e entre na opção “skills e jogos”;
4 – Clique na lupa no canto superior direito e pesquise pela ELOYANA;
5 – Clique no ícone da ELOYANA e depois basta clicar no botão “ativar para uso”;
6 – Pronto, sua inteligência artificial está habilitada;
7 – Fale “ALEXA CONSULTAR PROCESSO”.


Deixe seu comentário


Publicidade