Cidades

CEA afirma que fornecimento de energia só será normalizado em

As interrupções no fornecimento de energia elétrica vão continuar, pelo menos até o fim de fevereiro



 

As interrupções no fornecimento de energia elétrica vão continuar, pelo menos até o fim de fevereiro, quando está prevista a interligação do sistema local ao Sistema Integrado Nacional (SIM). A informação é da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Segundo a Companhia, enquanto a obra não for finalizada, vão ocorrer desligamentos programados dos alimentadores nos horários de pico. Nessa sexta-feira, 23, ocorreram interrupções em vários bairros da Capital, inclusive no centro da cidade.

A Zona Norte é uma das áreas da capital onde o consumo de energia elétrica chegou ao limite máximo. Os desligamentos programados nos horários de pico são uma forma de evitar superaquecimento nas subestações, de acordo com a companhia. Os desligamentos poderão durar até seis horas. A medida é uma forma para garantir a finalização da obra, que, segundo a CEA, vai solucionar os problemas no fornecimento de energia no estado. As obras de transmissão deveriam estar prontas desde o ano passado, mas segundo do diretor de Planejamento e Expansão da CEA, José Eliaz Rosa, a empresa contratada para realizar o serviço encontrou uma séria de contratempos, como aquisição de materiais, equipamentos e logística. Além disso, as obras do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de duplicação da BR-210, também contribuíram para o atraso na entrega.

Nessa primeira etapa, R$ 42 milhões estão sendo investidos. Após o processo de interligação, a CEA começa a preparar processo licitatório para construção das obras de reforços do setor elétrico, cujos investimentos previstos estão orçados em R$ 191 milhões. A obra prevê a construção de três novas subestações, sendo duas na capital e uma no município de Santana, além da construção de 24 novos alimentadores.

Para a Diretoria Executiva da Companhia de Eletricidade, a integração do Amapá ao SIN faz parte de todo um processo de recuperação da CEA, que vem sendo cumprido em suas etapas, de acordo com as disponibilidades financeiras programadas com as liberações dos empréstimos efetuados. As obras de conexão do Sistema CEA com o Sistema Nacional vão trazer melhorias na qualidade da energia elétrica ao estado, que passará a dispor de energia firme, continua e de qualidade, eliminando sua dependência de usinas térmicas movidas a óleo diesel.


Deixe seu comentário


Publicidade