Cidades

Central do Enem: Professores contam rotina de trabalho no YouTube

Programa do Governo do Estado disponibiliza uma série de videoaulas que auxiliaram na preparação de estudantes e comunidade em geral.


Lecionar através de vídeos postados na internet e troca de mensagens online com alunos são os novos desafios que virou rotina de professores da rede estadual, e que também fazem parte do programa Central do Enem, do Governo do Amapá.

Desde a suspensão das atividades presenciais, o trabalho de levar conteúdo de qualidade continuou através da internet, com intuito de preparar alunos amapaenses que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020).

O desenvolvimento das aulas dos professores envolve planejamento, preparação e apoio da equipe da coordenação e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que avaliam a apresentação dos materiais que irão para o canal no YouTube.

Já estão disponíveis conteúdos sobre física, matemática, filosofia, língua portuguesa, história, artes, geografia, entre outros. O canal é atualizado toda semana e pode ser acompanhado por qualquer internauta.

“É um momento muito desafiador para mim como educador. Pela manhã, estabeleço uma rotina de leitura e estudos de preparação para aulas online”, contou o professor de matemática, Márcio Costa.

Ele destaca que tem aprendido uma outra lição: a de conciliar o trabalho e a vida familiar tudo dentro de casa. O professor conta que a organização de aula e o plano de estudo ganharam uma nova estratégia.

“A tarde dedico a produção de slides e edição dos vídeos das aulas. Mas também não esqueço das pausas para descontrair um pouco com a família e checar mensagens dos alunos”, continuou.

Para o professor de sociologia, Leonardo Silva, colaborar na preparação dos candidatos ao Enem é o que motiva a se adaptar cada dia mais. Em um ambiente bem descontraído, ele destaca a importância de aprender mesmo e ensinar em casa.

“Nossa profissão sempre nos concede a chance de vivenciar situações diferenciadas, e é preciso se adaptar e aprimorar para que tudo possa fluir da melhor maneira. Agora, o importante é estar junto daqueles que fazem nosso trabalho valer a pena”, finalizou Silva.


Deixe seu comentário


Publicidade