Cidades

Chuvas em Ferreira Gomes ameaçam transbordar reservatórios de hidrelétricas

Caso comportas sejam abertas causarão, a princípio, grande mortandade de peixes e alagamento da parte baixa da cidade de Ferreira Gomes


 

Douglas Lima
Editor

 

As fortes chuvas que caem em Ferreira Gomes já ameaçam transbordar o reservatório da hidrelétrica Coaracy Nunes, conhecida como Paredão. Caso a água que cai do céu não cesse esse movimento, a alternativa técnica será abrir as comportas da hidrelétrica.

 

Situação parecida à da Hidrelétrica Coaracy Nunes estaria passando a Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, também em Ferreira Gomes. Há informação de que a direção da empresa está em contato direto com a Defesa Civil do Amapá, que já estaria indo para o município.

 

 

A mesma informação dá conta de que a Defesa Civil fará um plano geral em Ferreira Gomes, no sentido de contemplar não só as hidrelétricas que estariam com seus reservatórios na iminência de transbordamento, como também famílias que com o crescimento das águas logo poderão ter que ser remanejadas.

 

Caso as hidrelétricas do Paredão e da Cachoeira Caldeirão venham a ser forçadas, pelas circunstâncias, a abrirem suas comportas, causarão, a princípio, grande mortandade de peixes e alagamento da parte baixa da cidade de Ferreira Gomes. No município também está erguida a Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes.

 

Se as chuvas prosseguirem do jeito em que estão, as consequências são imprevisíveis, sabendo-se, contudo, que poderá haver grande destruição na cidade e na natureza do município de Ferreira Gomes e adjacências, em virtude do volume de água fora do normal a ser recebido pelo rio Araguari.

 


Deixe seu comentário


Publicidade