Cidades

Comunidade escolar discute com o governo melhorias para a educação

No encontro, que teve a participação do governador Waldez Góes, estudantes sugeriram novas medidas para o setor.


O governador do Amapá, Waldez Góes, e a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, estiveram reunidos com representantes de 14 escolas de Macapá no Palácio do Setentrião. No encontro os estudantes puderam cobrar melhorias e sugerir a implantação de novas medidas para a educação.

Entre os encaminhamentos está a criação de um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria de Educação (Seed), União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa) e da Secretaria de Juventude, para implantação dos grêmios estudantis nas escolas do Estado.

cid1-encontroeducacao“A criação e funcionamento dos grêmios estudantis vai possibilitar maior aproximação da comunidade escolar com a Seed e outras estruturas do governo”, destacou o governador.

Outro encaminhamento apresentado foi o de criar cursos de preparação para o Enem nas escolas do eixo Fab, para funcionar no turno da noite. Quanto à medidas de segurança, os alunos sugeriram a implantação de urnas nas escolas para funcionar como ponto de denúncia. O policiamento escolar da Polícia Militar ficaria responsável pela coleta e apuração das informações obtidas através desse mecanismo.

A secretária Goreth Sousa destacou a publicação dos editais referentes a contratação de vigilância física e monitorada. As licitações irão ocorrer em novembro com previsão de homologação até final de dezembro. Outro ponto destacado foi a implantação de Núcleos de Práticas Restaurativas nas escolas em parceria com o Ministério Público do Estado. Os espaços são dedicados à mediação de conflitos por meio do diálogo. Além da ampliação do número de escolas que funcionam no modelo de Gestão Democrática.

“Hoje cinco escolas funcionam nesse modelo e a expectativa é ampliar esse número para até 50 em 2017. Na gestão democrática a comunidade é mais presente nas decisões. É ela quem escolhe seus gestores, por exemplo”, ressaltou.

Outra medida destacada pela gestora da educação foi o acordo técnico celebrado com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que visa o monitoramento da água nas escolas.

Participaram ainda do encontro os gestores das secretarias de Infraestrutura, da Juventude, Justiça e Segurança Pública, o comando da Polícia Militar, Federação Amapaense dos Estudantes Universitários e União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade