Cidades

Consumo de carne vermelha também é causador de cálculo renal, diz urologista

Doutor Alberto Paes afirma que além de pouca ingestão de água, grande consumo de proteínas também causa pedra nos rins


 

Douglas Lima
Editor

 

O médico urologista Alberto Paes alertou na manhã desta quinta-feira, 14, que para prevenir contra cálculos renais ou pedra nos rins, paralelamente à ingestão de água tem que haver redução de consumo de proteínas, principalmente de carne vermelha.

 

Alberto Paes, que há 30 anos atua no Amapá como uma das referências da Urologia local, lembrou no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) que hoje não é mais preciso extirpar a pedra dos rins, em cirurgia aberta, pois já há a alternativa a laser e é o método percutâneo, pouco invasivo.

 

O urologista registrou que o transplante dos rins é uma realidade no mundo inteiro, mas lamentou que ainda não exista no Amapá, tendo os pacientes daqui de viajar para ficar em filas de espera em outros centros do país, principalmente o Rio Grande do Sul, citado por ele como um grande centro transplantador, inclusive em crianças.

 

“O transplante de rins, seja ele qual for, faz a pessoa renascer, ter uma nova vida”, atestou o médico Alberto Paes, dizendo nutrir a esperança de que esse procedimento, para ser adotado no estado do Amapá, é só uma questão de tempo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade