Cidades

Dia Municipal do Batedor do Açaí terá orientações sobre licença sanitária e manuseio correto do fruto

Ação acontece nesta terça-feira (17), na orla da cidade, e integra a programação do município em alusão a data.


O açaí é famoso nas mesas dos macapaenses e faz parte da dieta dos nortistas. Pensando na segurança da comercialização do produto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza nesa terça-feira (17), uma ação educativa sobre as medidas sanitárias do fruto. A iniciativa integra a programação especial do Dia Municipal do Batedor do Açaí, promovida pela Prefeitura de Macapá.

A equipe técnica da Vigilância Sanitária Municipal fará orientações acerca da higiene, manuseio e armazenamento correto do açaí. O atendimento acontecerá a partir das 9h, ao lado da Rampa do Açaí, na orla da cidade.

Durante a ação, os batedores de açaí que não estiverem regularizados poderão iniciar o processo de retirada de alvarás e licenças sanitárias. Os interessados devem levar documentação com foto, CPF e comprovante de residência.

No caso daqueles que já são microempreendedores individuais (MEI), também será possível iniciar o procedimento para retirada da carteira de saúde. Para estes, é preciso do extrato do CNPJ, como detalha a chefe da Divisão de Alimentos da Semsa, Sarah Lamarão.

‘’Todos que trabalham com alimentos precisam da carteira de saúde, que é o atestado de saúde ocupacional. Em Macapá, também temos uma quantidade significativa de batedeiras de açaí sem o alvará de vigilância sanitária. Queremos acessar esse público no evento, para um melhor controle da qualidade sanitária do açaí ofertado pela população, evitando risco contaminação’’, explica.

 

Programação cultural
A programação especial inicia às 5h e segue até às 11h, com show do cantor amapaense Zé Miguel, fanfarra e DJs, além de exposição de biojoias e entrega de mudas de açaí. O Dia Municipal do Batedor de Açaí é regulamentado pela Lei de nº 2.476, de 13 de julho de 2021, de autoria da vereadora Janete Capiberibe (PSB).

O evento é organizado pelas secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Agricultura (Semag) e Saúde (Semsa), além da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e dos institutos municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e de Turismo (MacapaTur).


Deixe seu comentário


Publicidade