Cidades

“É um transtorno temporário”, diz CSA sobre falta de água em bairros de Macapá

O gerente de operações da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Marcus Vinícius, explica que estão sendo feitas melhorias nos sistemas para melhorar o fornecimento de água na capital.


Lana Caroline
Da Redação

 

A falta de água constante vem deixando a população chateada e sem poder realizar as tarefas diárias. Segundo o gerente de operações da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Marcus Vinícius, está sendo feito um grande investimento para melhoria do fornecimento de água.

“Mais de R$ 20 milhões estão sendo investidos na captação de água bruta do Rio Amazonas e na estação de tratamento de água. Recebemos um sistema que não teve manutenção e estamos parando ele para recuperar os decantadores e filtros. Esse transtorno é temporário, para melhorar a distribuição de água na cidade”, disse o gerente durante o programa Luiz Melo Entrevista (Diário 90,9 FM).

Outra reclamação da população é sobre a água suja e com resíduos. Marcus explica que existem dois fatores que contribuem para esse problema. “Estamos com a rede bem antiga e temos um plano de substituição para melhorar essa qualidade. Outro fator é quando vamos realizar a vistoria na casa do cliente e detectamos a caixa d’água que está suja ou nunca foi limpa. Orientamos a população a lavar de seis em seis meses sua caixa para evitar contaminação”, explicou.

O que às vezes dificulta o fornecimento de água, por completo, são os vazamentos. As equipes da CSA estão nas ruas e já detectaram mais de 500 pontos de vazamento. “Estamos com um equipamento de ponta e estamos mapeando esses vazamentos e reparando todos. Onde achamos maiores incidências foi na Zona Norte”, comentou Marcus.

Sobre as constantes faltas de água no Macapaba 1 e 2, o gerente explica que há um trâmite entre a construtora do habitacional e a antiga Caesa. Após esse processo, a CSA assumiria, de fato, todo o conjunto. “A CSA não recebeu o Macapaba ainda, ele está com uma ação dentro do Ministério Público, entre a Direcional e a Caesa. A CSA se sensibilizou com o Macapaba e trabalhou durante 6 dias, 24h, para melhorar o fornecimento de água no local. De fato ainda não assumimos o Macapaba, mas após esse trâmite, podemos assumir”, ponderou Marcus.

Caso a população queira a presença de algum profissional da CSA para resolver problemas em relação ao fornecimento de água, basta entrar em contato pelo número 0800 086 0116, além das redes sociais da CSA. “Tudo isso é um transtorno temporário. A gente se sensibiliza com o cliente e entendemos a situação, mas pegamos um sistema sem reforma e tivemos que melhorar tudo. Contamos com a compreensão da população”, encerrou.


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