Cidades

Encontro de Folias agita comunidade de Carvão, em Mazagão

A comunidade quilombola Carvão, localizada no município de Mazagão, distante 32 quilômetros de Macapárecebeu 13 grupos culturais do Amapá e dois da Guiana Francesa para o 4º Encontro de Folias Religiosas do Amapá.


 


O evento quer fortalecer a prática cultural que surgiu no século XIV na Europa e que foi trazida para o estado durante o processo de colonização. As atividades ocorreram no período de 19 a 21 de dezembro.

De acordo com Iran Lima, gestor de projetos do Ponto de Cultura “Povo de Fé e de Festa”, da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular, que organizam o evento em conjunto com a comunidade, os grupos tiveram a oportunidade de conhecer as práticas das diferentes regiões: “Durante as festas do catolicismo popular, as folias são cânticos que acontecem em determinados momentos tocados por instrumentos rústicos, em louvor aos santos da festa. São uma tradição bastante antiga e que precisa ser conhecida pelos amapaenses”.

O Encontro de Folias acontece após uma das festas religiosas realizadas no Amapá, em homenagem a São Tomé, na comunidade do Carvão e que em 2014, completa 100 anos.

Além dos grupos amapaenses que homenageiam São Benedito, São Sebastião, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e outros santos, foram convidadas as comunidades de Regina e Saint George, da Guiana Francesa.

Na programação, haverá seminário sobre as folias como patrimônio cultural, consulta pública para revisão do plano setorial nacional de culturas populares, encontro de rezadores de ladainhas, e outras atividades.


Deixe seu comentário


Publicidade