Cidades

Encontro do Mais Médicos discute política nacional de atenção

Contou com participação do vice governador Papaléo Paes



 

O governo do Amapá promoveu nessa sexta-feira, dia 27, o 1º Encontro do Programa Mais Médicos do estado. O evento, realizado no Palácio do Setentrião, reuniu profissionais da saúde de todo o Amapá, representantes do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde e o vice governador Papaléo Paes.

Discutir questões relativas ao curso de formação, as normativas da política nacional de atenção básica e suas perspectivas foram os objetivos do encontro. Durante o evento, os participantes apresentaram os problemas, trazendo como foco as possibilidades de enfrentamento das dificuldades identificadas.

O vice-governador, que também é médico, afirmou que todos os profissionais que desenvolvem suas atividades no Brasil sempre serão respeitados e acolhidos.

Segundo Papaléo Paes, a participação dos médicos do programa no Amapá, sempre será respeitada e amparada pelo Estado. “Vamos manter a atenção, dever e obrigação com os profissionais que estão no nosso país, servindo o povo brasileiro”, pontuou.

Referência central do Programa Mais Médico do Ministério da Saúde, Maria Cristina de Abreu, espera que a iniciativa se torne a primeira, mas não seja a única. “A ideia é que tenhamos esses encontros para uma educação permanente. Desde o início do programa no Estado, temos uma parceria muito boa com as secretarias, com uma adesão de 100% dos municípios”, destaca.

Todos os 16 municípios do Estado do Amapá recebem atendimento por meio do programa Mais Médicos. Atualmente 120 médicos atendem no Estado, através do programa que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposta de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Os profissionais são convocados para atuarem na Atenção Básica de municípios com maior vulnerabilidade social e distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de Medicina e de Residência Médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.


Deixe seu comentário


Publicidade