Cidades

Escolas vão ajudar na reeducação de infratores

Menores


Diretores, professores e pedagogos de escolas estaduais foram capacitados para fazer o acompanhamento de reeducandos que estão em débito com a Justiça. O treinamento foi oferecido pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), do Tribunal de Justiça do Estado (Tjap).

A coordenadora de educação básica e educacional, Edilene Silva, informou que atualmente existem 120 escolas estaduais que participam desse projeto, em Macapá. “Esse projeto é simples. A Justiça encaminha para escolas e outros órgãos aquelas pessoas que receberam condenação de natureza leve. Os gestores são obrigados a acolher essas pessoas de forma harmoniosa e tranquila. A capacitação nos ensina os métodos que devemos tomar ao receber esses reeducandos”, contou.

O juiz Rogério Bueno da Costa, titular da VEPMA, disse que o programa atua, especificamente, no apoio e acompanhamento social, jurídico e psicopedagógico dessas pessoas. “A intenção da capacitação é mostrar as formas de desenvolvimento desse projeto nas instituições. São direitos e deveres dos dois lados, tanto para os beneficiários quanto para os órgãos que os recebem. Nós procuramos sempre trabalhar com a união porquê dessa forma os resultados são sempre positivos”, ressaltou.

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, informou que existe um setor especial dentro da Seed que trata de assunto referente a esse projeto. Segundo ela, a capacitação é uma forma de afinar a relação entre a Justiça e as instituições que compõe a rede de parceiros. “Esse projeto deve ser visto pelos gestores e diretores das instituições como uma forma de trabalhar a ressocialização de pessoas e não podemos trata-los com discriminação, longe disso, a intenção é sempre buscar ajudar o próximo”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade