Cidades

Estudante amapaense é selecionada para o programa Jovens Embaixadores

Desde 2012, o programa passou a ser implementado em todos os países do continente americano e conta também com um intercâmbio inverso para que estudantes possam conhecer outros países.


Desde o lançamento em 2002, 467 jovens brasileiros da rede pública de ensino já participaram do programa Jovens Embaixadores. Para a edição de 2017, mais de 18.700 jovens se inscreveram. O programa, que este ano comemora 15 anos, é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA e por parceiros privados.

Desde 2012, o programa passou a ser implementado em todos os países do continente americano e conta também com um intercâmbio inverso para que estudantes possam conhecer outros países. No Brasil, os parceiros dessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil.

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira, 28, os nomes dos 50 selecionados para participar do programa Jovens Embaixadores 2017. A estudante Ane Caroline Oliveira, 17 anos, da Escola Estadual Profº Gabriel de Almeida Café, foi a representante do Amapá selecionada para o programa.

Ane Caroline Oliveira é estudante do terceiro ano do ensino médio e deve viajar com os demais Jovens Embaixadores no dia 13 de janeiro e retornar no dia 4 de fevereiro de 2017. Durante essas três semanas, ela e os demais passarão pela capital dos EUA, Washington, DC, além de seguirem em grupos menores para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

“Eu estava na fila do lanche quando um amigo meu veio dar a notícia. Na hora eu fiquei sem acreditar e só quando vi no site o meu nome, foi que a ficha caiu. Fiquei sem reação e também muito feliz na hora”, disse a estudante.

Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão planos de ação na área de voluntariado que serão implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil. “Penso em desenvolver um projeto de voluntariado na área da comunicação. Sou comunicativa e quero explorar esse lado de uma forma positiva na comunidade estudantil que faço parte”, destacou.


Deixe seu comentário


Publicidade