Cidades

Festival da Mandioca chama a atenção para a importância de cultivar o produto no Amapá

Oficinas, palestras e exposição de derivados da mandioca compõem a programação do evento que ocorre nos dias 13 e 14 de julho, em Mazagão.


A mandiocultura no município de Mazagão será discutida durante o XXIV Festival da Mandioca que acontece nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, em Mazagão Velho. O evento é realizado pela Associação dos Produtores e Produtoras Agroextrativistas do distrito de Mazagão Velho e conta com o apoio do Governo do Amapá, através do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e outros órgãos estaduais.

A Agência de Fomentos do Amapá (Afap) é outro órgão do Estado que estará presente no evento ofertando linhas de créditos para os pequenos produtores que queiram aumentar sua produtividade.

O município é um dos polos produtores de mandioca do Amapá. Segundo o chefe da Unidade do Rurap, em Mazagão, Natal Reis, o objetivo do evento é promover a integração das comunidades locais e chamar a atenção da sociedade para a importância da mandiocultura para a economia da região que possui mais de 150 comunidades rurais, das quais, 24 trabalham diretamente com a produção agrícola de mandioca.

“Nossa expectativa é que aproximadamente 200 agricultores participem do festival onde terão a oportunidade de expor suas produções durante o evento, além de participarem de oficinas e palestras sobre derivados de mandioca, crédito rural e boas práticas para a produção de farinha”, anunciou Natal Reis.

Além de agricultores, o evento terá ainda a participação de acadêmicos do curso de licenciatura em educação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e de alunos da Escola Família Agroextrativista do Carvão.

A programação contará com vários concursos para escolher a melhor farinha, melhor farinha de tapioca, melhor tucupi, melhor bolo de macaxeira, melhor maniçoba, melhor macaxeira frita, entre outros derivados de mandioca. Também haverá um torneio de futebol entre as comunidades.

Durante o festival terá a comercialização de produtos derivados de mandioca. “Será um evento importante para a geração de renda dos agricultores que poderão comercializar farinha de mandioca no atacado para comerciantes de outros municípios”, frisou o chefe da Unidade do Rurap, Natal Reis.

Fotos: Maksuel Martins


Deixe seu comentário


Publicidade