Cidades

Forças de segurança anunciam ofensiva para garantir isolamento social

Ações no comércio visam garantir medidas restritivas previstas em decretos


Em uma operação coordenada pelo Governo do Amapá, órgãos de segurança, vigilância e trânsito farão barreiras de fiscalização em Macapá a partir desta quinta-feira, 7, para garantir o cumprimento do isolamento social estabelecido no Decreto Estadual nº 1616.

A operação é mais um esforço para fazer valer o cumprimento das regras de isolamenro social que busca conter o avanço do coronavírus no Amapá. Ela foi anunciada em um encontro conduzido pelo governador Waldez Góes nesta quarta-feira, 6, no Palácio do Setentrião.

A fiscalização conta com órgãos federais, estaduais e municipais e é necessária, para reduzir o índice de circulação de pessoas e veículos na capital, uma vez que, de acordo com relatórios da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), 60% da frota de veículos ainda está em circulação.

Outro dado divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), é que em seis dias, os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, subiram de mil para dois mil.


Por dia, são 600 amostras analisadas, dessas 70% atestam positivo. Além disso, o índice de isolamento social caiu de 70% para 46%, fator que contribui diretamente para o crescimento dos casos.

Todo o trabalho conta com apoio do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).

“É um entendimento dos poderes que a fiscalização precisa ser intensificada com a união de instituições federais, estaduais e municipais nas ruas, para que as regras de vigilância sejam cumpridas”, afirmou o governador Waldez Góes.

Fiscalização no comércio

A partir do dia 8, a Polícia Militar (PM), Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana de Macapá (Semam) fiscalizarão o comércio nos bairros de Macapá, para garantir:

O cumprimento do horário de funcionamento;

A lotação nos locais;

O distanciamento entre clientes;

Disponibilização de álcool, entre outras ações já notificadas.

Os estabelecimentos que descumprirem as medidas serão fechados, multados e poderão ter o alvará de funcionamento recolhido. Mais de 200 pessoas já foram autuadas por descumprimento do decreto.

“Esses locais já foram orientados, muitos foram notificados e agora vamos intensificar a fiscalização, pois recebemos muitas denúncias de locais que estão funcionando clandestinamente e sem atender as normativas do decreto”, explicou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza.

Trânsito e supermercados


Na sexta-feira, 8, e no sábado,9, a ação será no trânsito e em supermercados com atuação da PM, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Departamento Estadual de Trânsito do Amapá, CTMac, SVS, Semam e Polícia Rodoviária Federal.

No horário de 7 horas às 10 horas da manhã, serão montadas barreiras sanitárias e de fiscalização em quatro pontos da capital para reduzir a circulação de pessoas e veículos:

BR 210, em frente ao bairro Boné Azul;

Rua Tancredo Neves, bairro São Lázaro;

Rodovia Duca Serra, próximo ao Ceap;

Na rotatória da Rodovia Juscelino Kubitschek, próximo a Unifap.

Durante as abordagens será verificada a temperatura das pessoas, realização de entrevistas sobre o destino da viagem.

“Vamos abordar as pessoas para saber para onde estão se deslocando e, se não for uma situação de emergência, elas serão orientadas a retornar para casa”, afirmou Souza.

Também será verificado o número de passageiros nos veículos e a presença de crianças. A intensificação da fiscalização é uma forma de inibir a quebra do isolamento social, que é a medida mais eficaz apresentada até o momento para conter o avanço da Covid-19.


Deixe seu comentário


Publicidade